Expressinho

Comer queijo à noite pode dar pesadelos?

Comer queijo à noite pode dar pesadelos?

Se já sentiste mal-estar à noite depois de comer certos alimentos, continua a ler. Afinal, não é só uma superstição antiga... Dois estudos recentes ajudam a desvendar este mistério.

Comer queijo à noite pode dar pesadelos?

Joana Soares

Editora Expressinho

Comer queijo à noite pode dar pesadelos?

Sara Rosa

Designer gráfica Expressinho

O que dizem os estudos?

Um grupo de investigadores de psicologia estudou 1082 estudantes da Universidade MacEwan (Canadá) e descobriu que cerca de 1 em cada 4 participantes dizia ter sonhos muito estranhos ou até pesadelos depois de comer queijo ou outros produtos lácteos antes de dormir.

Muitos destes jovens eram intolerantes à lactose. Ou seja, tinham dificuldade em digerir bem queijo, leite ou iogurte. Isto causava mal-estar e tornava o sono mais leve, abrindo caminho a sonhos mais intensos e até assustadores. Vê todas as percentagens aqui!

Mas há mais!

Um estudo britânico de uma marca de colchões de luxo (The Odd Company) testou vários tipos de queijo comadultos e concluiu que, depois de comerem queijo antes de dormir, 93% das pessoas tiveram mais pesadelos, sobretudo com queijos envelhecidos como:

  • Brie
  • Cheddar
  • Stilton

Já a mozzarella, por ser um queijo fresco, foi o que menos efeitos provocou. Os cientistas explicaram que os queijos curados têm uma substância chamada tiramina, que pode deixar o cérebro mais desperto, dar sonhos vívidos ou atrapalhar o sono. Podes ler mais aqui!

Será que é igual para toda a gente?

Só quem é mais sensível ao leite ou ao queijo costuma notar diferença no sono ou nos sonhos. Curiosamente, as pessoas que preferiram fruta ou chá antes de dormir tiveram noites mais tranquilas.

Por isso, faz a experiência: troca o queijo por outro lanche e vê como dormes!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate