Expressinho

Sabias que a laranja é a rainha da vitamina D e dá superpoderes ao teu sistema imunitário?

Sabias que a laranja é a rainha da vitamina D e dá superpoderes ao teu sistema imunitário?

A laranja é um símbolo de sorte na China! Por isso, na celebração do Ano Novo Chinês, é comum oferecer laranjas como presente e pendurá-las nas portas das casas para atrair boa sorte! Descobre mais sobre este superalimento

Conteúdo patrocinado

Muito provavelmente, não resistes a um copo de sumo de laranja e só fazes bem, que este fruto deve entrar para a tua lista de melhores amigos e tornar o teu organismo ainda mais forte. Atenção: não deixes o copo de sumo muito tempo à tua espera pois a vitamina C vai-se perdendo à medida que o tempo passa! Sabemos que a parte branca é um bocadinho mais amarga, mas é onde tens mais fibra, que ajuda os teus intestinos a funcionar direitinho. Tenta não a rejeitar totalmente!

Vem descobrir mais sobre a laranja!

A laranja nasceu na Ásia, mais precisamente da região situada entre a Índia e o Sudeste asiático, e o seu cultivo terá começado há cerca de 7000 anos.

Os romanos foram, provavelmente, os primeiros europeus a contactar com este fruto, graças às trocas comerciais efetuadas com mercadores persas e o reino Aksum (atual Etiópia).

Considerada um produto de luxo, a laranja tornou-se popular entre a classe nobre e os militares, e as primeiras espécies mais amargas eram cultivadas para serem utilizadas com fins medicinais.

A laranja doce, ao contrário da amarga, só é introduzida na Europa no século XVI, por mercadores portugueses, que a trazem da Índia… e é por isso que ganharam o nome “Portuguesas” em vários países, especialmente nos Balcãs: em Grego eram “Portokali”, em Turco “Portakal” e em Italiano “Portogallo”.

Os gregos e os latinos consideravam as laranjas como "maçãs de ouro". Nos dias de hoje, a laranja é o segundo fruto mais consumido no mundo, a seguir à maçã.

Existem diversas variedades de laranja, como a laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baía, laranja-seleta e laranja-cavala. Laranjas há mesmo muitas e comer uma aqui em Portugal não é o mesmo que fazê-lo no país vizinho. A laranja do Algarve, conhecida pela sua qualidade e doçura, tem uma casca fina, é muito colorida e brilhante e é particularmente doce devido às características climáticas regionais. Já a laranja que encontramos em Sevilha, por exemplo, é mais ácida.

Laranjas não faltam para todos os gostos e há mesmo muita coisa para saber sobre elas

  • São um símbolo de sorte na China - em chinês, a pronúncia das palavras “laranja” e “sorte” são muito parecidas por isso, na celebração do Ano Novo Chinês, é comum oferecer laranjas como presente e pendurá-las nas portas das casas para atrair boa sorte.
  • Dão um sumo delicioso para a maioria das pessoas - anualmente, são produzidos 70 milhões de toneladas de laranja e 85% são transformados em sumo.
  • Podem ser verdes – sim, apesar do nome ser “laranja”, existem variedades verdes, sabias? A fruta muda de cor em locais de clima tropical, onde se apresentam esverdeadas.
  • Cristóvão Colombo levou-as para a América - as primeiras sementes de laranja chegaram à América apenas em 1493, na segunda viagem de Cristóvão Colombo.
  • São um remédio natural na Índia – as laranjas são usadas regularmente na medicina tradicional Ayurveda. A casca deste citrino é especialmente valorizada, sendo frequentemente utilizada para tratar problemas de pele, como acne e eczema, e também para melhorar a função respiratória, e na hora do banho, o óleo essencial de laranja, misturado à água da banheira, faz exalar o cheiro cítrico da fruta, dando a sensação de alegria e prazer de viver.

A laranja é uma ótima aliada na prevenção de algumas doenças, graças à sua riqueza nutricional e conteúdo em compostos antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

Principais benefícios da laranja

Rica em vitamina C - é excelente fonte de vitamina C e a sua ação antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunitário, a promover a saúde da pele e absorção de ferro, e ainda contribuir para a redução do cansaço e fadiga.

Rica em fibra: a laranja tem um alto teor de fibra que ajuda a regular o funcionamento dos teus intestinos. A fibra que está presente na laranja e outras frutas é uma fibra solúvel, que retarda o esvaziamento gástrico e a absorção de nutrientes – isto quer dizer que ajuda a que não tenhas fome durante algum tempo! Além disso as fibras contribuem para a regulação dos níveis de glicose no sangue e redução do colesterol.

Compostos Antioxidantes – a laranja além da vitamina C contém outros compostos antioxidantes como flavonóides que ajudam a combater os danos que os radicais livres causam no nosso corpo.

Fonte de Vitaminas e Minerais – a laranja também fornece vitaminas a e B e minerais como o cálcio e potássio.

Toda esta variedade de benefícios num fruto que podes consumir ao natural ou incluir em inúmeras receitas, como sumos, batidos, saladas, tortas, pudins e bolos, tempero em pratos principais, ou até usar a sua casca para uma infusão com um toque cítrico.


Diz-nos lá se não ficaste agora com uma vontade enorme de beber um sumo de laranja ou comer uma fatia de um bolo fofo e bem cheiroso de laranja?

Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.

Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate