Parecem pequenas árvores e são muito ricos em nutrientes. Quem são?

Os brócolos são ricos em nutrientes, que podem enriquecer a tua alimentação e dar mais cor ao teu prato.
Os brócolos são ricos em nutrientes, que podem enriquecer a tua alimentação e dar mais cor ao teu prato.
Conteúdo patrocinado
E quais os nutrientes mais presentes nos brócolos? São ricos em fibra e vitaminas C, K, ácido fólico e proteína, e são ainda fonte de vitamina A e potássio! Parecem pequenas árvores, e são da mesma família que a couve-flor, o repolho e a couve-de-bruxelas.
Os brócolos são originários da região mediterrânea, remontando à Grécia Antiga e a palavra brócolos vem do italiano “broccolo”, que deriva do latim “brocchus” e que significa "com boca ou dentes salientes".
No século XVIII, foram introduzidos na Grã-Bretanha por emigrantes italianos e foram sido espalhados pelo mundo inteiro desde então.
Atualmente, em Portugal, encontras brócolos ao longo de todo o ano, mas curiosamente, os brócolos começaram apenas a serem produzidos por cá nos anos 70 e a história deles vai além do que tu possas imaginar:
- Em Inglaterra eram chamados de “aspargos italianos” – porque foram levados para lá por emigrantes italianos e eram parecidos aos espargos;
- Foram plantados por um presidente dos Estados Unidos da América nos anos 20 - um dos primeiros registos está ligado ao terceiro presidente do país, Thomas Jefferson. Ao que tudo indica, Jefferson gostava de plantar e cultivar plantas e verduras e partilhava sementes com amigos na Europa. Num desses pacotes que costumava partilhar, estavam sementes de brócolos e foi ele que os plantou na sua propriedade na Virgínia em 1767. E agora tu podes incluí-los no teu prato, enriquecer a tua alimentação e dar mais cor às tuas refeições!
Sistema imunitário – ricos em Vitamina C, que ajuda a prevenir algumas infeções e fortalecer o organismo;
Saúde cardiovascular – além de saborosos e coloridos, os brócolos são amigos do teu coração. A vitamina K, a vitamina C e o ácido fólico dos brócolos são importantes para o bom funcionamento do sistema sanguíneo e para a proteção dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças como a hipertensão e anemia;
Saúde óssea – os brócolos são bons para os teus ossos, pois são ricos em vitamina K e C, e ainda fonte de cálcio, fósforo e zinco que contribuem para a manutenção de ossos fortes e saudáveis;
Saúde intestinal – a sua riqueza em fibra ajuda a regular a função intestinal e contribui para a saciedade, ajudando a regular o teu apetite!;
São totalmente comestíveis - desde as folhas, passando pelas flores e pedúnculos florais, tudo nos brócolos é comestível. A parte do brócolo mais consumida chama-se inflorescência, vulgarmente conhecida como a cabeça, que é aquela parte que parece uma copa de uma árvore. Ainda assim, os talos e as folhas são também comestíveis e muito saborosos.
Os brócolos podem ser consumidos cozidos, salteados, assados, grelhados, ou crus. Sim, podes comer os brócolos crus! Antes tens é de os lavar muito bem. No entanto é preferível cozinhá-los e, se possível, a vapor para que consigam manterem as suas características nutricionais.
Os brócolos podem ser utilizados em sopas, purés, ensopados, refogados, gratinados, sumos, saladas, suflês, massas, omeletes e tortas.
Como podes ver os brócolos são bem-vindos à mesa... e à tua alimentação.
Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.
Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt