Expressinho

Parecem pequenas árvores e são muito ricos em nutrientes. Quem são?

Parecem pequenas árvores e são muito ricos em nutrientes. Quem são?

Os brócolos são ricos em nutrientes, que podem enriquecer a tua alimentação e dar mais cor ao teu prato.

Conteúdo patrocinado

E quais os nutrientes mais presentes nos brócolos? São ricos em fibra e vitaminas C, K, ácido fólico e proteína, e são ainda fonte de vitamina A e potássio! Parecem pequenas árvores, e são da mesma família que a couve-flor, o repolho e a couve-de-bruxelas.

Os brócolos são originários da região mediterrânea, remontando à Grécia Antiga e a palavra brócolos vem do italiano “broccolo”, que deriva do latim “brocchus” e que significa "com boca ou dentes salientes".

No século XVIII, foram introduzidos na Grã-Bretanha por emigrantes italianos e foram sido espalhados pelo mundo inteiro desde então.

Atualmente, em Portugal, encontras brócolos ao longo de todo o ano, mas curiosamente, os brócolos começaram apenas a serem produzidos por cá nos anos 70 e a história deles vai além do que tu possas imaginar:

- Em Inglaterra eram chamados de “aspargos italianos” – porque foram levados para lá por emigrantes italianos e eram parecidos aos espargos;

- Foram plantados por um presidente dos Estados Unidos da América nos anos 20 - um dos primeiros registos está ligado ao terceiro presidente do país, Thomas Jefferson. Ao que tudo indica, Jefferson gostava de plantar e cultivar plantas e verduras e partilhava sementes com amigos na Europa. Num desses pacotes que costumava partilhar, estavam sementes de brócolos e foi ele que os plantou na sua propriedade na Virgínia em 1767. E agora tu podes incluí-los no teu prato, enriquecer a tua alimentação e dar mais cor às tuas refeições!

Queres saber alguns dos benefícios que este alimento pode ter na tua saúde?

Sistema imunitário – ricos em Vitamina C, que ajuda a prevenir algumas infeções e fortalecer o organismo;

Saúde cardiovascular – além de saborosos e coloridos, os brócolos são amigos do teu coração. A vitamina K, a vitamina C e o ácido fólico dos brócolos são importantes para o bom funcionamento do sistema sanguíneo e para a proteção dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças como a hipertensão e anemia;

Saúde óssea – os brócolos são bons para os teus ossos, pois são ricos em vitamina K e C, e ainda fonte de cálcio, fósforo e zinco que contribuem para a manutenção de ossos fortes e saudáveis;

Saúde intestinal – a sua riqueza em fibra ajuda a regular a função intestinal e contribui para a saciedade, ajudando a regular o teu apetite!;

São totalmente comestíveis - desde as folhas, passando pelas flores e pedúnculos florais, tudo nos brócolos é comestível. A parte do brócolo mais consumida chama-se inflorescência, vulgarmente conhecida como a cabeça, que é aquela parte que parece uma copa de uma árvore. Ainda assim, os talos e as folhas são também comestíveis e muito saborosos.

Benefícios não faltam aos brócolos, nem faltam formas de os consumir pois são muito versáteis!

Os brócolos podem ser consumidos cozidos, salteados, assados, grelhados, ou crus. Sim, podes comer os brócolos crus! Antes tens é de os lavar muito bem. No entanto é preferível cozinhá-los e, se possível, a vapor para que consigam manterem as suas características nutricionais.

Os brócolos podem ser utilizados em sopas, purés, ensopados, refogados, gratinados, sumos, saladas, suflês, massas, omeletes e tortas.

Como podes ver os brócolos são bem-vindos à mesa... e à tua alimentação.


Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.

Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate