O dia 28 de abril teria sido uma segunda-feira normal até percebermos que não eramos só nós ou os vizinhos a ficar sem luz, mas sim toda a Península Ibérica. Como viveste este dia? Tens um kit de emergência preparado se voltar a acontecer?
Sabias que, de acordo com a União Europeia, o apagão de abril foi considerado o “mais severo” dos últimos 20 anos na Europa?
O incidente, cujas causas ainda estão por esclarecer, afetou 60 milhões de pessoas e provocou perturbações no trânsito, nos transportes públicos, nos aeroportos, nos serviços de saúde e no comércio. Algumas escolas pediram até aos pais que fossem buscar os filhos mais cedo.
Fake news em ação durante o apagão
Já sabemos que devemos confirmar sempre a informação antes de a partilhar, mas nem os meios de comunicação fiáveis escaparam desta vez.
Logo depois da falha na eletricidade, que aconteceu por volta das 11h33, começaram a circular várias notícias falsas nas redes sociais, sendo rapidamente espalhadas por milhares de pessoas. Entre elas: a de que se tratava de um ataque russo, de um fenómeno atmosférico raro ou que ficaríamos 72 horas sem eletricidade.
Apesar do susto e de momentos muito difíceis, esta situação teve um lado positivo: levou vizinhos e crianças para a rua, criando momentos de convívio que, muitas vezes, se perdem nas rotinas e no uso excessivo da tecnologia. Foi o teu caso?
Alerta: kit de emergência sempre à mão!
Situações como a do recente apagão lembram-nos a importância de estar prevenido. Ter um kit de emergência pronto e acessível pode fazer toda a diferença nos primeiros momentos após uma catástrofe. Assim confirma a Estratégia de Preparação da União Europeia.
Este kit deve incluir: garrafas de água potável, alimentos não perecíveis (como conservas, barras energéticas, bolachas, frutos secos, arroz ou massa), medicamentos essenciais, material de primeiros socorros, lanterna com pilhas sobressalentes, powerbank e carregadores, um rádio portátil, para te manteres atualizado (preferencialmente a pilhas ou de manivela), cópias de documentos importantes, dinheiro, roupas quentes e uma muda de roupa, produtos de higiene pessoal, um canivete suíço, isqueiro, fósforos, velas e contactos de emergência anotados.
Ter por perto jogos que ajudem a passar o tempo, de forma descontraída, e que não precisem de eletricidade para entrar em ação também podem e devem constar.
Se ainda não tens um kit, fala com os teus pais e aproveita para tratar do assunto em breve. É uma forma simples de garantir a segurança e o bem-estar em situações inesperadas. Vê no vídeo abaixo as dicas da Proteção Civil de Lisboa.
Sabias que numa publicação na rede social X a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, elogiou a "incrível solidariedade e resiliência" dos povos português e espanhol perante este apagão?
Disse também que a União Europeia vai trabalhar para reforçar a segurança energética e melhorar a capacidade de resposta da Europa a situações deste tipo.