Expressinho

A manga está cheia de coisas boas...

A manga está cheia de coisas boas...

É rica em fibra, vitaminas A e C que ajudam a combater as constipações, pois ajudam no bom funcionamento do sistema imunitário!

Conteúdo patrocinado

Se já és fã de comer manga, aplaudimos-te! Se ainda não és, andas a perder uma fruta que é um poço de vitaminas e de energia que o teu organismo vai adorar conhecer e consumir.

Sabias que a referência mais antiga sobre o cultivo de mangas pode ser encontrada na Índia à volta de 2000 a.C.?! Leste bem, 2000 a.C. Mas há muitas mais curiosidades para saberes sobre a manga. É uma fruta nativa do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique, Portugal e Espanha.

A manga tem uma coloração que varia entre o amarelo, o laranja e o vermelho, e é mais rosada no lado que apanha sol diretamente, e mais amarelada ou esverdeada no lado que não recebe a luz do sol diretamente. A sua polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa e doce, e tem uma única semente grande no centro. Mas não lhe faltam curiosidades que nem toda a gente sabe sobre ela, mas nós contamos-te todas:

  • A manga tem muitas variedades, tal como a maçã e a banana - existem centenas de mangas, a nível regional ou de categoria. Algumas são mais cremosas, outras doces, cítricas e até há variedades mais picantes;
  • É considerada a fruta nacional em três países - a manga é considerada a fruta nacional do Paquistão, da Índia e das Filipinas. E é também a árvore nacional do Bangladesh;
  • O nome 'manga' ou 'mango', em inglês, tem origem na Índia e provavelmente remonta ao tâmil, com o termo "mankay", ou ao kerala, com "mangga". Quando os comerciantes portugueses se estabeleceram no sul da Índia, adotaram o nome "manga";
  • O pé de manga mais antigo tem mais de 100 anos de idade - acredita-se que o pé de manga mais velho do mundo tenha 300 anos e viva em East Khandesh, na região central da Índia. E reza a lenda que ainda produz frutos;
  • A manga é uma árvore sagrada para os budistas - diz-se que Buda meditou e descansou com outros monges em meio de exuberantes bosques de mangueiras e por isso, a árvore é considerada sagrada para os budistas;
  • A manga está no Guiness - segundo o Guinness World Records, a manga mais pesada de que há registo pesava 3,435 kg e media 30,48 cm de comprimento, 49,53 cm de circunferência e 17,78 cm de largura, e foi colhida de uma árvore no jardim de Sérgio e Maria Socorro Bodiongan, nas Filipinas, em 2009.

Agora já sabes de onde vem a manga e as inúmeras razões que a tornam um fruto muito curioso, mas como não queremos que te falte nada, também te dizemos porque é que deve fazer parte da tua rotina alimentar:

- Sistema imunitário: a manga, é rica em nutrientes como as vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer a saúde e contribuem para o bom funcionamento do sistema imunitário.

- Saúde dos olhos: a manga tem antioxidantes como a luteína e a zeaxantina que ajudam a proteger a saúde visual. Para além disso é rica em vitamina A, uma vitamina muito importante para a saúde visual.

- Pele: é rica em Vitamina C, uma vitamina com ação antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C também contribui para a produção de colagénio, que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a sua qualidade e aspeto;

- Gravidez e preconceção: o folato presente na manga é uma ajuda fundamental ao desenvolvimento adequado do feto, especialmente no 1.º trimestre, evitando malformações do feto.

Feitas as contas, a manga é mesmo muito versátil, em curiosidades, em benefícios e no teu plano alimentar, pode ser consumida, ao natural ou em preparações como sumos, batidos, saladas, molhos, chás e sobremesas… o difícil é mesmo escolher.

Nós não resistimos a uma boa mousse de manga. E tu?

Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.

Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate