Sabias que o caju é como um snack mágico?

É uma boa fonte de magnésio e gorduras boas para a saúde!
É uma boa fonte de magnésio e gorduras boas para a saúde!
Conteúdo patrocinado
Se calhar achas que o caju é uma daquelas coisas que os adultos comem enquanto veem futebol, mas a verdade é que depois de leres tudo o que preparámos para ti, vais passar a olhar para ele como um 2 em 1 perfeito: uma excelente opção para levares contigo onde fores e uma forma da tua saúde estar em sempre alta.
O caju é um dos frutos secos mais apreciados, quer pelo seu sabor crocante e delicioso, mas também pelas inúmeras características que o tornam um ótimo aliado a uma vida equilibrada. Por exemplo, é sabido que a gordura dos frutos secos é na sua maioria insaturada, ou seja, é uma gordura boa que ajuda a contribuir para a manutenção dos níveis normais de colesterol no sangue. E esta é só uma das qualidades do caju, e já te mostramos muitas mais à frente.
Nativo da região norte e nordeste do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses para a Ásia e para África durante os Descobrimentos, e depressa se estendeu um pouco por todo o mundo graças à sua versatilidade.
A castanha de caju é o fruto proveniente do cajueiro que apresenta uma forma semelhante à de um feijão. Tem um sabor suave e uma textura macia e crocante e pode ser encontrado nas cores vermelha, laranja ou amarela, que variam principalmente na quantidade de carotenoides. O caju vermelho e o laranja têm mais carotenoides do que o amarelo.
O caju é apontado como um fruto seco cheio de nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas e minerais que ajudam a manter o teu corpo saudável. O caju é uma excelente fonte de gorduras insaturadas benéficas para a saúde cardiovascular, e também é fonte de fósforo e magnésio, que estão associados à manutenção da saúde dos dentes, dos ossos e dos músculos. Mais benefícios do consumo deste “amigo crocante” não faltam:
Como vês, o caju tem várias características que o tornam num snack mágico e super bem-vindo ao teu organismo e podes consumi-lo de inúmeras formas: ao natural, torrado ou preparado, seja picado ou cozinhado.
De diversas formas, desde receitas de sobremesas, a incorporações em saladas ou massas, como topping de iogurtes ou smoothie bowls e quem sabe, em molhos, bolos ou até para fazeres a tua bebida vegetal caseira.
E se te faltam ideias e queres despertar a/o chef que há em ti e surpreender a tua família, sugerimos-te noodles de camarão e caju torrado. Fácil de fazer e delicioso de comer, será difícil resistir a repetir uma ou duas vezes.
Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.
Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt