Expressinho

Estamos a usar bem a inteligência artificial?

Estamos a usar bem a inteligência artificial?
Studio Ghibli

Já ouviste falar das imagens no estilo Studio Ghibli criadas com inteligência artificial? Parece magia, não é? Mas será que estamos a usar bem esta tecnologia? Vamos descobrir juntos!

Estamos a usar bem a inteligência artificial?

Joana Soares

Editora Expressinho

Arte ou cópia?

Ainda te lembras de quando a internet se encheu de imagens com o mesmo estilo dos filmes de Hayao Miyazaki, como A Viagem de Chihiro ou O Meu Vizinho Totoro?

Tudo começou quando o novo gerador de imagens do ChatGPT tornou possível recriar o que quiséssemos ou fotografias neste estilo. Tornou-se moda e "ninguém quis ficar para trás". Mas aqui levantam-se duas questões.

Será que é justo? O filho de Miyazaki já disse que "nada pode substituir" o talento do pai (lê mais aqui). E, pensando bem, copiar o estilo de um artista sem permissão… é fixe?

A brincadeira "saiu cara" ao planeta

“The Boy and the Heron”, de Hayao Miyazaki

Sabias que cada vez que usas IA para criar uma imagem, estás a gastar energia? Parece pouco, mas se milhões de pessoas o fizerem todos os dias, o impacto é gigante!

3 milhões de imagens geradas em 24 horas podem produzir cerca de 1,35 toneladas de CO₂. Isso polui tanto como um carro a gasolina ligado, a lançar CO₂ sem parar!

E não acaba aqui: os data centers (os locais onde as informações são guardadas) precisam de muita água para se manterem frescos – mais de 7.500 litros por dia. Isso dá para dar de beber água a muitas pessoas!

Já ouviste falar na Anna Masiello? Conhecida no Instagram como @hero_to_0, é fundadora do projeto R-Coat que faz casacos impermeáveis para a chuva, feitos de restos de guarda-chuvas que se estragam com o mau tempo. Treina o teu inglês ou pede ajuda a quem perceba a língua e ouve o que a Anna tem para dizer sobre este tema e o impacto no ambiente.

Então, o que podemos fazer?

Já pensaste antes de usar IA só porque sim? Será que precisas mesmo?

Como te sentirias se alguém copiasse algo que criaste sem te pedir autorização?

E se começássemos a pensar mais no impacto ambiental das nossas escolhas tecnológicas?

A IA é incrível e pode ajudar-nos em muitas coisas, mas também tem os seus limites. Cabe-nos a nós usá-la com cabeça e coração – respeitando os artistas e cuidando do planeta.

E tu, como achas que podemos usar melhor a inteligência artificial? 😊


Agora tu...

Queremos saber o que pensas sobre um tema da atualidade à tua escolha! Envia-nos o teu texto de opinião (até 1000 caracteres com espaços) para expressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de enviar também uma foto tua!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate