A cenoura faz os olhos bonitos? Vamos saber!

Sabias que a frase “a cenoura faz os olhos bonitos” tem bastante sentido?! É que a cenoura está cheia de caroteno, que o corpo transforma em vitamina A, boa para a saúde da visão!
Sabias que a frase “a cenoura faz os olhos bonitos” tem bastante sentido?! É que a cenoura está cheia de caroteno, que o corpo transforma em vitamina A, boa para a saúde da visão!
Conteúdo patrocinado
Se ainda não sabes que a cenoura é um verdadeiro cocktail de saúde, prepara-te para receber esta nova amiga. Crua ou cozida, inteira ou ralada, a cenoura deve mesmo fazer parte da tua vida.
A cenoura é uma raiz de textura fibrosa, grossa e carnuda, sem ramificações e pode ser longa, média ou curta, com sabor adocicado. Tem origem no Afeganistão e apresentava-se numa coloração roxa por fora e amarela por dentro, longe da forma e da cor das cenouras que consumimos atualmente.
Só mais tarde surgiram variedades com diferentes tons de roxo, branco, amarelo, verde e até mesmo preto, mediante os compostos ativos em cada uma delas.
Por exemplo, as cenouras de cor vermelha e de cor laranja, têm elevados níveis de caratenoides, fortalecem o sistema imunitário, ajudam a manter a saúde da pele e a protegê-la contra os raios ultravioletas. Já as cenouras de cor roxa são ricas em antocianinas, uma substância antioxidante que oferece uma ação protetora contra o envelhecimento precoce e alguns tipos de cancro.
A cenoura de cor alaranjada, que consumimos atualmente, apresenta uma textura mais agradável e é a variedade mais comum na atualidade. Por cá é cultivada e comercializada ao longo de todo o ano, e é tão versátil que podes incluí-la em todas as tuas refeições, por várias razões:
- Fortalece o sistema imunitário: a cenoura é rica em vitamina A, uma vitamina com ação antioxidante que fortalece o sistema imunitário e que pode melhorar a resposta do organismo contra vírus, bactérias e fungos.
- Protege a visão: sim, é mesmo verdade, a cenoura e os seus nutrientes fazem os olhos bonitos. E saudáveis também. É que a cenoura é rica em luteína e zeaxantina, que protegem os olhos contra os radicais livres e os raios ultravioletas do sol.
- Previne o envelhecimento precoce: por ser rica em antioxidantes, como a vitamina A, betacarotenos, luteína e flavonoides, que evitam danos causados pelos radicais livres na pele e, por isso, previne a flacidez, a formação de rugas e o envelhecimento precoce.
- Protege a pele: é mesmo verdade, a cenoura tem betacarotenos e luteína, que ajudam a manter a pele saudável. Além disso, como também é rica em zeaxantina, ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, melhorando a sua aparência.
Mas há mais uma boa razão para comeres cenoura, sobretudo se andares rouco e constipado, uma vez que a cenoura é rica em Vitamina A e ajuda a fortalecer o sistema imunitário. Há muitos anos – e é quase uma receita caseira que passa de geração em geração – que a cenoura é um excelente xarope caseiro.
Basta cortares meia cenoura às fatias finas, juntares quatro colheres de açúcar e duas de mel e deixares repousar 24 horas. No dia a seguir, tens um excelente ajudante no combate à tosse.
São mesmo muitas as boas razões para comeres cenoura. E ainda sabe melhor saber que tem baixo valor energético (é composta por cerca de 90% de água), tem poucos hidratos de carbono e baixo teor de gordura e é rica em fibras que ajudam a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo a fome ao longo do dia, ou seja, pode ser um bom aliado na perda de peso.
Agora que sabes os seus benefícios, sente-te à vontade para comer quando quiseres: crua ou cozinhada, a cenoura é ideal em sopas, saladas, pratos de carne, pratos de peixe, estufados, batidos, sumos, molhos, pickles, bolos e até em panquecas deliciosas e coloridas. O difícil vai ser escolher.
E como última sugestão, e porque não gostamos de desperdiçar nada, se as cenouras aí de casa têm rama, não a deites fora. A rama da cenoura é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e em pequenas quantidades, dá muito sabor a saladas e estufados ou até num pesto. Delicioso!
Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.
Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt