De dia, é operador de replay. À noite, é voluntário na Nuvem Vitória. Esta entrevista assinala o Dia Mundial do Sono (14 de março) e dá-nos a conhecer o jovem de 24 anos do Pinhal Novo, Miguel Vinagre. Era uma vez…
Trabalho no mundo do futebol, na área do videoárbitro. Sou operador de replay: ajudo os árbitros a tomarem decisões nos lances mais complicados, puxando os replays para trás e para a frente.
E os tempos livres?
Nos meus tempos livres gosto de jogar futebol, videojogos e sair com os amigos. Também sou voluntário na Nuvem Vitória.
O que é a Nuvem Vitória?
É uma associação que conta histórias de embalar a crianças que estão em hospitais ou outras instituições que, por motivos de saúde (ou outros), as retirem, temporariamente, dos seus ambientes familiares.
Como conheceste esta associação?
Tive o meu primeiro contacto com a Nuvem Vitória num dos meus internamentos no Hospital de Santa Maria.
Tens um episódio (ou vários!) passado com o Professor Marcelo Rebelo de Sousa… Podes contar-nos?
Posso sim. O primeiro episódio passou-se no dia 14 de março de 2017, tinha 16 anos. Estava internado no Hospital de Santa Maria, quando soube que ia haver a visita do Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Nesse dia, ia ter alta e disse que não queria ir para casa antes de o conhecer.
E conseguiste?
Sim, estava no quarto a ver um jogo de futebol da Champions League, quando entrou o Professor Marcelo. Cumprimentou-me e sentou-se numa cadeira junto à minha cama.
Como viu que eu gostava de futebol, perguntou qual era o meu clube. Disse-lhe que era benfiquista. De seguida, perguntou-me se eu sabia qual era o clube dele, ao que eu respondi que sim: disse-lhe que era do Sporting Clube de Braga.
Em seguida, contou-me duas histórias: a primeira sobre a história do Sporting Clube de Braga e a segunda sobre Cristiano Ronaldo, já que sabia que era o meu jogador favorito e o Professor o tinha entrevistado em Madrid.
Um pouco depois disso, reparou que eu já tinha um bigode respeitável para um miúdo de 16 anos. Chamou então a sua assessora e marcou uma visita ao Palácio de Belém para o mostrar, a mim e à minha família, no dia 1 de abril.
Como correu a visita?
Quando eu, os meus pais e a minha irmã chegamos ao Palácio de Belém, mandaram-nos esperar, porque o Professor Marcelo tinha saído e estava atrasado. Pouco tempo depois chegou, cumprimentou-nos e seguimos logo para a visita guiada ao Palácio: visitámos as várias salas, o jardim, onde nos disse que se sentava a comer a sua sandes e a beber um sumo à hora de almoço.
Voltando para a sala principal, sentámo-nos todos num sofá onde falámos durante algum tempo, até que o Professor reparou que eu ainda não tinha feito o bigode. Posto isto, mandou-nos levantar e segui-lo, até que entramos na casa de banho presidencial: mandou-me sentar numa cadeira, pegou numa Gillette e fez-me o bigode!
Tantas histórias que tens para contar! Achas que uma história faz a diferença num sono* mais tranquilo?
Acho que sim, especialmente para os mais pequenos porque, quando ouvem as histórias, ficam mais calmos e adormecem mais facilmente.
Porque decidiste entrar para a Nuvem Vitória?
Queria retribuir de alguma forma o carinho e apoio que recebi durante os meus internamentos.
Para ti, qual é a importância de fazer voluntariado?
É a possibilidade de fazer a diferença na vida das crianças, já que estão longe do seu ambiente.
Qual é a principal qualidade que um voluntário deve ter?
É a empatia. É essencial que um voluntário consiga colocar-se no lugar das crianças, entender as suas necessidades e oferecer-lhes o apoio emocional e a atenção de que precisam.
*Sabias que...
Dormir é muito importante para aprender, para a criatividade e para a resolução dos problemas? Se tens curiosidade sobre as questões relativas ao sono, ouve aqui o que tem a dizer Dra. Teresa Paiva, neurologista e neurofisiologista com competência em Medicina do Sono e Somnologista Europeia.
Agora tu...
Depois de te inspirares no Miguel, reflete sobre o que gostarias de fazer no teu tempo livre, de forma a viveres um pouco do teu tempo em função dos outros e, em primeiro lugar, de ti. Partilha connosco as tuas experiências!
Queremos saber o que pensas sobre este ou sobre um tema da atualidade à tua escolha! Envia-nos o teu texto de opinião (até 1000 caracteres com espaços) paraexpressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de nos enviar uma foto tua!