Expressinho

Mostra o que vales, ganha prémios e ajuda a tua Biblioteca Escolar!

Mostra o que vales, ganha prémios e ajuda a tua Biblioteca Escolar!

Se tens idade igual ou superior a 12 anos, participa e ajuda a tua Biblioteca Escolar a ganhar o Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta. Descobre como!

Mostra o que vales, ganha prémios e ajuda a tua Biblioteca Escolar!

Joana Leitão

Diretora editorial Expressinho

Mostra o que vales, ganha prémios e ajuda a tua Biblioteca Escolar!

Joana Soares

Editora Expressinho

Mostra o que vales, ganha prémios e ajuda a tua Biblioteca Escolar!

Sara Rosa

Designer gráfica Expressinho

Grava um áudio, de até dois minutos, a ler o excerto de uma obra literária à tua escolha, sozinho ou em equipa, até 30 de abril. Ao participares no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, além de estares a aperfeiçoar as tuas capacidades, habilitas-te a ganhar um voucher em livros no valor de 40 euros e um prémio para a biblioteca da escola!

O que deves ter em conta?

1.Para avaliar os concorrentes, o júri vai considerar: a dicção e a fluência com que leem, o ritmo de leitura, a intenção e a compreensão do texto.

2.Os trabalhos deverão valorizar a leitura em voz alta. Por isso, não vale a pena usares outras formas de expressão, como música de fundo, por exemplo.

3.A escolha dos géneros e dos textos literários a apresentar oralmente é livre. No entanto, podes ver sugestão de livros adequados para a leitura em voz alta.

Consulta aqui o regulamento do concurso para saberes todos os pontos a que deves obedecer para que a tua participação seja considerada.

A quinta edição deste concurso surge no âmbito da Maratona de Leitura – 24 Horas a Ler, organizado pela Câmara Municipal da Sertã (através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes), em parceria com a empresa Palser, e com o apoio do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.

Os vencedores serão divulgados no final do mês de junho no site da Maratona de Leitura www.maratonadeleitura.pt e o prémio (até mil euros) será entregue durante a cerimónia de abertura da 13.ª edição da Maratona de Leitura.

Truques para ler mais e melhor

Escolhe um livro de que gostes

Pela vida fora, vai haver muitas ocasiões para ler coisas de que não gostamos tanto. No teu tempo de leitura livre, escolhe um livro que te apeteça mesmo ler e não tenhas medo de experimentar e, se for preciso, trocar!

Segue o teu ritmo

Cada pessoa tem uma relação única com a leitura. O que funciona para uns não tem de funcionar para os outros. Começa por um objetivo razoável, como cinco páginas por dia, e vai aumentando gradualmente.

Leva-o sempre contigo

Assim que escolheres o teu companheiro, não o largues. Anda sempre com um livro na mochila, debaixo do braço ou na mesa de cabeceira. Vais ver que dá jeito em muitas ocasiões!

Deixa as distrações de lado

O teu tempo de leitura é sagrado. Seja 10 minutos, meia hora ou uma tarde inteira, enquanto estiveres a mergulhar na história, coloca o telemóvel e outras distrações o mais longe possível.

Lê sozinho, acompanhado

Junta-te a um clube de leitura, faz um acordo com um amigo e tenta ler aquele livro durante duas semanas ou um mês. Celebrem as conquistas e motivem-se nos momentos difíceis.

Troca livros ou requisita na biblioteca

Ter prazos para cumprir pode ajudar a manter o ritmo e é sempre possível prolongar a requisição mais uma ou duas vezes. Confirma na biblioteca da escola ou na biblioteca municipal.

Contagia os outros à tua volta

Quanto mais leres, mais fácil se vai tornar. Sê curioso e explora outros livros. Não tenhas medo de escrever e partilhar as tuas ideias. Inspira amigos, vizinhos, colegas ou familiares a fazer o mesmo!


Porque ler é um superpoder, agora tu...

Inspirado neste concurso e nas dicas de leitura, diz-nos que livro tens na mesa de cabeceira ou qual foi o que mais te marcou até hoje. Envia-nos o teu artigo com uma sinopse desse mesmo livro (até 1000 caracteres com espaços) para expressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de enviar também uma foto tua!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate