Animais extintos podem regressar!

Já imaginaste voltar a ver animais que desapareceram há milhares de anos? Parece ficção, mas não é! Graças aos avanços na engenharia genética e na biologia sintética vai ser possível
Já imaginaste voltar a ver animais que desapareceram há milhares de anos? Parece ficção, mas não é! Graças aos avanços na engenharia genética e na biologia sintética vai ser possível
Diretora editorial Expressinho
Uma empresa de biotecnologia e engenharia genética norte-americana diz que está muito perto de "ressuscitar" uma espécie animal extinta: o mamute-lanoso, que deixou de existir cerca de 10 mil anos antes de Cristo. Os estudos estendem-se também ao tigre-da-Tasmânia.
A Colossal Biosciences pretende produzir as primeiras crias parecidas com mamutes até 2028! O objetivo é reintroduzir o mamute-lanoso nos ecossistemas árticos. Utilizando técnicas avançadas de edição genética, os cientistas estão a inserir genes específicos do mamute no ADN de elefantes asiáticos, os seus parentes mais próximos.
O desafio é criar híbridos capazes de sobreviver em climas frios e, assim, ajudar na restauração desses ecossistemas. Podes saber mais sobre a história deste rei dos animais na Idade do Gelo neste artigo da National Geographic.
Sabias que a ovelha Dolly ficou para a história como o primeiro mamífero clonado através da transferência nuclear de uma célula adulta? Nasceu a 5 de Julho de 1996 e abriu as portas para um mundo novo nesta matéria.
Os cientistas utilizam diferentes técnicas para fazer reviver espécies extintas:
Este é um grande debate! Muitos cientistas acreditam que a desextinção pode ajudar a restaurar ecossistemas, mas há desafios enormes:
Ao contrário do que vemos nos filmes do Jurassic Park, os dinossauros não poderão ser recriados tão cedo. Estes animais jurássicos viveram há milhões de anos e o ADN deteriora-se ao longo do tempo. No entanto, os cientistas continuam a estudar formas de modificar aves, como as galinhas, para ativar características antigas dos dinossauros.
A ciência está a evoluir rapidamente, mas ainda há muitas questões por responder. A recriação de espécies extintas tem gerado debates éticos. Muitos cientistas alertam para os riscos de desequilíbrios ecológicos e questionam a desextinção.
Será que, no futuro, teremos jardins zoológicos com animais extintos? Ou devemos focar-nos em proteger as espécies que ainda existem? Pensa um pouco sobre este assunto! Que animal gostarias de trazer de volta?
O Jardim Zoológico de Lisboa ajuda a recuperar espécies ameaçadas? E até podes apadrinhar um animal! Desta forma, estás a contribuir para um projeto mundial de conservação, ao mesmo tempo que acompanhas o crescimento do afilhado, zelando pela sua manutenção e bem-estar.
Foram encontrados vestígios do último tigre-da-Tasmânia no armário de um museu? Estavam guardados há 85 anos, no Museu e Galeria de Arte da Tasmânia.
Descobre mais curiosidades sobre ciência AQUI.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt