Sabias que os cogumelos são como superprotetores da tua saúde?
Se és fã de cogumelos e têm de fazer parte da tua pizza, massa ou até mesmo a acompanhar um bife, vais gostar de saber que são mesmo um excelente alimento e devem fazer parte da tua alimentação. E por muitas razões!
Conteúdo patrocinado
Embora sejam classificados como vegetais, os cogumelos não são plantas. São fungos e não precisam de luz solar. São decompositores e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza.
Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas, medicamentos e até em produtos de cosmética.
O cogumelo é um fungo que promove benefícios para a saúde, como ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e equilibrar o sistema imunológico.
Pensa-se que existam 4500 espécies de cogumelos no mundo. Uns são muito parecidos com os que comes em casa, outros são mais esquisitos como o “cogumelo cérebro”, que parece mesmo com um, o “dedos de diabo”, com braços que parecem ser tentáculos, o “cogumelo das oliveiras”, que parece um guarda chuva amarelo aberto ao contrário, ou até mesmo o cogumelo que brilha no escuro. É por isso que devem ser colhidos por quem os conhece verdadeiramente porque há muitas espécies que fazem mal ao ter organismo.
Em Portugal, os principais tipos comercializados são o cogumelo branco (também conhecido por champignon de Paris), o shiitake (cogumelo preto do Japão), o cogumelo castanho e o cogumelo silvestre.
Quais são os seus benefícios?
Do ponto de vista nutricional, têm um baixo valor calórico e uma baixa quantidade de gordura. Mais, têm um valor proteico muito interessante (3g proteína/100g) e por isso, são um excelente alimento para os vegetarianos. Mas não é só:
Os cogumelos diminuem o risco de doenças cardíacas: como são ricos em antioxidantes, como glicoproteínas e flavonoides, ajudam a manter a saúde das artérias;
Regulam o sistema imunológico: têm beta-glucano, que é um tipo de fibra que potencializa as funções das células de defesa do corpo. Além disso, também contêm proteínas, nutrientes que também são importantes para a produção e manutenção dos anticorpos;
Ajudam a prevenir a diabetes: como têm fibras, reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos e controlam os níveis de glicose no sangue;
Previnem o envelhecimento precoce: como são alimentos que contêm selénio, flavonóides e ergotioneína, ajudam a proteger as células saudáveis da pele contra os radicais livres, retardando o surgimento de flacidez e de rugas na pele.
Principais tipos de cogumelos:
Cogumelo Paris: é o tipo mais conhecido e mais usado, sendo também conhecido como “cogumelo champignon”. Tem um sabor suave e pode ser usado grelhado, assado ou ensopado em pratos como risotto, massas e ramen, por exemplo.
Cogumelo Portobello ou Marrom: é um cogumelo mais maduro, com uma cor mais escura e um tamanho maior e tem a textura lembra um pouco a da carne, sendo bastante usado em pratos vegetarianos, na forma cozida, grelhada ou refogada.
Cogumelo shitake: é mais comum encontrar o shitake na sua forma desidratada, mas também pode ser encontrado na forma fresca, com uma cor castanha escura. Normalmente é utilizado em preparações como sopas, molhos e acompanhamento de massas.
Cogumelo shimeji: é um dos cogumelos com sabor mais forte e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite. Este cogumelo é o que contém menor teor de carboidratos e maior quantidade de proteínas e fibras.
Cogumelo Eryngui: tem uma grande quantidade de fibra e a capacidade de modular a microbiota intestinal, por isso, melhora a digestão e absorção de nutrientes e regular o sistema imunológico. Como tem textura de frango, pode ser feito como escalope, desfiado, panado e até como recheio de salgados, sendo um dos favoritos dos mais pequenos.
A variedade de utilização dos cogumelos tem crescido muito ao longo dos anos. Algumas indústrias estão a trabalhar na produção de chás e espumantes a partir da infusão de cogumelos, barras de chocolate, misturas de café e granola que dizem impulsionar o cérebro, melhorar o humor e ajudar a ter uma vida mais longa e saudável.
Ou seja, os cogumelos ajudam a manter a tua imunidade em alta e ainda são uma verdadeira delícia em qualquer prato. Como não gostar?!
DescobreAQUItudo sobre a Escola Missão Continente!