Descobre quem é o sapo concho do álbum “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”
D.R.
O novo êxito do cantor de reggaeton Bad Bunny viralizou nas redes sociais e é uma carta de amor a Porto Rico. Já viste as t-shirts e a curta-metragem com este sapo cheio de humor? Vamos contar-te o que é que ele tem a ver com o álbum e com a importância de preservar memórias e habitats
De certeza que, aí em casa, já repararam em posts nas redes sociais com adaptações da frase “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”. Mas porque é que toda a gente anda a escrever com estas maiúsculas e minúsculas, que dariam uma bela negativa na escola?
Bad Bunny e o seu álbum novo
Numa entrevista, o cantor porto-riquenho explicou que escrevia o nome das canções sempre com uma letra minúscula e outras maiúsculas para ser criativo, explorar novas formas visuais e chamar a atenção para os novos lançamentos.
Quando lhe perguntaram se esta ideia tinha a ver com a forma como se escrevia em chats como Messenger e MySpace (que os teus pais provavelmente conhecem de quando tinham a tua idade), Bad Bunny respondeu que agora já era mais crescido, mas que havia alguma nostalgia e saudades desses tempos.
Porque falamos de saudade?
É muito provável que ouças estas canções quando saíres à noite ou com os teus amigos. Se ainda não tiveres idade para essas aventuras, vê este vídeo abaixo que não tem bolinha vermelha!
O que vais ver é uma curta-metragem, ou seja, um pequeno filme, que foi lançado para promover o disco do cantor. Mas que é muito mais do que isso.
As duas personagens desta história vivem em Porto Rico e falam da importância de tirar mais fotos para mais tarde recordar. Então e os lugares? Já pensaste que, com tantas pessoas a poder circular e viver em todo o lado, os lugares também se vão transformando?
Quando clicares no play repara nestes aspetos, como os "cafés da moda", onde se fala em inglês e já só se pode pagar com multibanco. Porto Rico sentiu muito estes impactos da globalização e da vinda de turistas americanos em massa para aquela região. Espreita este vídeo!
Mas, quem é o sapo concho?
A mascote deste vídeo é o sapo concho, uma espécie endémica da região, que está a ser substituída por outra espécie endémica dos Estados Unidos.
O que é que isto quer dizer? Que tem várias ameaças à sua sobrevivência e uma delas é a competição pelo habitat com os sapos de cana invasores. Sabias que estes sapos se alimentam dos filhotes do sapo concho porto-riquenho? E que há outros animais que se alimentam do sapo concho, como gatos, caranguejos, cães, garças, lagartos, mangustos e ratos?
Por outro lado, como viste no vídeo, as mudanças globais e um maior fluxo de pessoas nem sempre ajudam a preservar os habitats. As explorações agrícolas e o crescimento urbano danificam os solos e destroem as poças onde estes sapos se reproduzem.
A preservação está nas nossas mãos
Como é que é possível que um sapo, que se acreditava estar extinto entre 1931 e 1967, esteja vivo e só restem entre mil e 3 mil sapos adultos na natureza?
A União Internacional para a Conservação da Natureza classificou este sapo como espécie criticamente em perigo. Não sabemos quanto tempo vai durar, mas podemos tentar preservar a espécie!
Bad Bunny deu-lhe destaque no seu novo álbum. Visita o site do cantor e diverte-te a ver o cursor do rato e as t-shirts que apelam à preservação das memórias e dos lugares.
Aproveita para treinar o espanhol e dar uns passinhos de dança com os teus amigos ou família! Ou como diria o sapo concho: Seguímo aquí! (continuamos aqui!).