10 factos loucos sobre cães

Sabias que os cães conseguem sonhar e até reconhecer mais de mil palavras? E que há uma raça que não ladra? Descobre estas e outras curiosidades sobre o melhor amigo do homem!
Sabias que os cães conseguem sonhar e até reconhecer mais de mil palavras? E que há uma raça que não ladra? Descobre estas e outras curiosidades sobre o melhor amigo do homem!
Diretora editorial Expressinho
Editora Expressinho
Os cães são companheiros leais, inteligentes e cheios de surpresas! Sabias que conseguem ver no escuro, reconhecer palavras e até ser destros ou canhotos? Há muito mais para aprender sobre estes amigos de quatro patas, desde a sua história até aos seus superpoderes. Prepara-te também para descobrir uma lista de cães carismáticos que ficaram famosos no cinema.
Vestígios de fósseis mostram que os antepassados de alguns canídeos, parecidos com lobos e galgos, já existiam por volta do ano 4500 a.C. Imagina como seriam esses cães antigos!
O galgo inglês é o cão mais rápido do mundo e é capaz de correr até 72 km/h? Mais rápido que ele, só mesmo uma chita!
Sabias que os cães conseguem ver no escuro? Tudo graças a uma membrana chamada tapetum lucidum.
Tal como nós, os cães têm sonhos! Provavelmente sonham com aventuras, brincadeiras ou até quem sabe com os seus donos. Já viste o teu cão a mover as patas ou a dar pequenos latidos enquanto dorme? Pode ser um sonho em ação!
O basenji é especial: não consegue ladrar. Em vez disso, produz um som único, semelhante a um canto à tirolesa.
Sabias que os cães reconhecem cerca de 150 palavras? Chaser, uma border collie, é um exemplo incrível: compreendia 1022 palavras!
Os focinhos dos cães são únicos, tal como as impressões digitais dos humanos. Ou seja, não existem dois cães com o mesmo padrão no nariz.
Por falar em nariz, os cães têm um olfato incrível! É 10 mil vezes mais apurado do que o nosso. Por isso, os cães conseguem detetar cheiros que nunca imaginaríamos, como doenças ou até emoções.
Os cães também têm uma pata dominante. Assim como nós somos destros ou canhotos, os cães podem preferir usar a pata esquerda ou direita.
O medo de cães chama-se cinofobia. E embora haja cães perigosos, também há cães que ajudam pessoas. Por exemplo, os cães-guia, que são verdadeiros companheiros de pessoas cegas, que as ajudam a ser mais autónomas diariamente e que podem entrar em vários estabelecimentos.
Há cães que mereceram ser homenageados na Sétima Arte, tomando parte em histórias memoráveis. Será que conheces todos? Anota estes filmes e vê em família ou com amigos na próxima sessão de cinema em casa.
Lassie. Criada pelo autor Eric Knight, é uma das estrelas caninas mais icónicas do cinema e da televisão. É conhecida pela sua inteligência e lealdade.
Bolt. O protagonista do filme de animação da Disney "Bolt," é um cão super-herói que acredita que os seus poderes são reais.
Beethoven. Beethoven é um São Bernardo, que se tornou uma estrela numa série de filmes de comédia que contam as travessuras de um cão gigante.
Hachiko. A história real de Hachiko, um cão Akita que esperou pelo seu dono na estação de comboio, durante anos após a sua morte, foi retratada no filme "Sempre ao Seu Lado" ("Hachi: A Dog's Tale").
Marley. O Labrador Retriever Marley é o protagonista do filme "Marley & Eu," que conta as histórias engraçadas e emocionantes deste cão e da sua família.
Milu. O cão Milu (ou Snowy em inglês) é um dos personagens principais nas aventuras do famoso repórter fictício Tintin, criado por Hergé. Vê em baixo como foi feita a dobragem do filme "As aventuras de Tintin - O segredo do Licorne" e encontra figuras portuguesas bem conhecidas, como Nuno Markl e Rui Unas!
Se és fã de cinema, não podes perder a lista das estreias mais aguardadas para este ano. Leões, ouriços, ursos, pandas e coelhos vão dar o seu melhor na sétima arte! Consulta tudo aqui.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt