Sabes reconhecer as árvores pelas folhas?

Já pensaste que as folhas e o formato das árvores são como assinaturas únicas? Descobre como podes identificar árvores fascinantes que vivem centenas de anos e têm papéis essenciais na natureza!
Já pensaste que as folhas e o formato das árvores são como assinaturas únicas? Descobre como podes identificar árvores fascinantes que vivem centenas de anos e têm papéis essenciais na natureza!
Redatora Expressinho
Sabes como identificar uma árvore só de olhar para as suas folhas, tronco ou formato? Cada árvore tem características singulares que a tornam especial. Afinal, “qual é a folha, qual é ela?” Aprende a reconhecer seis árvores que enchem a nossa paisagem. Aproveita e espreita as curiosidades que temos para te contar no final do artigo!
De folha persistente e de formato peculiar, as Ciprestes têm uma extraordinária longevidade, sendo que existem exemplares com mais de 1000 anos. Com a sua forma cónica e o seu verde muito intenso, pode atingir os 30 metros! Será que já viste alguma?
Conseguindo chegar aos 60 metros de altura, esta árvore possui uma copa ampla, de forma irregular, o tronco liso e direito, apesar de ter tendência para a torção em espiral. As suas folhas são lanceoladas (compridas e terminam numa ponta estreita).
Sabias que o sobreiro é a nossa árvore? É a árvore de Portugal, já que é uma espécie espontânea no nosso território. É uma árvore com tronco grosso e largo, a sua casca (a cortiça) é castanho-avermelhada e muito resistente ao fogo. As folhas verde-escuras são pequenas, simples e persistentes, ou seja, não perde totalmente as folhas nas estações mais frias.
De copa bastante ramificada, possui tronco e ramos de casca lisa, quando jovens, tornando-se grossa e fendida com a idade, esta árvore é muito característica da flora portuguesa. Bonita e diferente, com as suas pontas arredondadas, a folha do Carvalho-alvarinho é verde clarinha, ficando castanho-amarelada no outono.
A Oliveira pode viver centenas ou até milhares de anos! De pouca altura e tronco retorcido, dá-nos as azeitonas, de onde extraímos o azeite, tão importante para Portugal! As folhas verdes acinzentadas são pequenas, simples, luzidias, estreitas e pontiagudas.
Existem diferentes formatos de árvores de cerejeira: triangular, colunar, em forma de "V", salgueiros, formato de guarda-chuva, entre outros. Mas há uma maneira de as distinguir, sem margem para erro: pelas suas belas flores brancas ou cor-de-rosa, que dão nas vistas entre abril e maio! E qual o seu fruto? Adivinhaste! As deliciosas cerejas!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt