Expressinho

Sabes reconhecer as árvores pelas folhas?

Sabes reconhecer as árvores pelas folhas?

Já pensaste que as folhas e o formato das árvores são como assinaturas únicas? Descobre como podes identificar árvores fascinantes que vivem centenas de anos e têm papéis essenciais na natureza!

Sabes reconhecer as árvores pelas folhas?

Jéssica Fernandes

Redatora Expressinho

Sabes como identificar uma árvore só de olhar para as suas folhas, tronco ou formato? Cada árvore tem características singulares que a tornam especial. Afinal, “qual é a folha, qual é ela?” Aprende a reconhecer seis árvores que enchem a nossa paisagem. Aproveita e espreita as curiosidades que temos para te contar no final do artigo!

Cipreste (Cupressus sempervirens)

De folha persistente e de formato peculiar, as Ciprestes têm uma extraordinária longevidade, sendo que existem exemplares com mais de 1000 anos. Com a sua forma cónica e o seu verde muito intenso, pode atingir os 30 metros! Será que já viste alguma?

Eucalipto-comum (Eucalyptus globulus)

Conseguindo chegar aos 60 metros de altura, esta árvore possui uma copa ampla, de forma irregular, o tronco liso e direito, apesar de ter tendência para a torção em espiral. As suas folhas são lanceoladas (compridas e terminam numa ponta estreita).

Sobreiro (Quercus suber)

Sabias que o sobreiro é a nossa árvore? É a árvore de Portugal, já que é uma espécie espontânea no nosso território. É uma árvore com tronco grosso e largo, a sua casca (a cortiça) é castanho-avermelhada e muito resistente ao fogo. As folhas verde-escuras são pequenas, simples e persistentes, ou seja, não perde totalmente as folhas nas estações mais frias.

Carvalho-alvarinho (Quercus robur)

De copa bastante ramificada, possui tronco e ramos de casca lisa, quando jovens, tornando-se grossa e fendida com a idade, esta árvore é muito característica da flora portuguesa. Bonita e diferente, com as suas pontas arredondadas, a folha do Carvalho-alvarinho é verde clarinha, ficando castanho-amarelada no outono.

Oliveira (Olea europaea)

A Oliveira pode viver centenas ou até milhares de anos! De pouca altura e tronco retorcido, dá-nos as azeitonas, de onde extraímos o azeite, tão importante para Portugal! As folhas verdes acinzentadas são pequenas, simples, luzidias, estreitas e pontiagudas.

Cerejeira (Prunus subg. Cerasus)

Existem diferentes formatos de árvores de cerejeira: triangular, colunar, em forma de "V", salgueiros, formato de guarda-chuva, entre outros. Mas há uma maneira de as distinguir, sem margem para erro: pelas suas belas flores brancas ou cor-de-rosa, que dão nas vistas entre abril e maio! E qual o seu fruto? Adivinhaste! As deliciosas cerejas!


Sabias que…

  • Portugal é o maior produtor de cortiça do mundo?
  • A Oliveira tem uma forte componente simbólica? Se reparares bem, a pomba da paz transporta um ramo de Oliveira no bico e as coroas dos vencedores olímpicos da antiguidade eram também feitas com os seus rebentos!
  • O azeite, óleo extraído da azeitona, além de poder ser consumido, pode ser utilizado como iluminação, bem como para fins medicinais e estéticos?
  • Uma cerejeira mais velha pode produzir até 1 milhão de flores em simultâneo, se tiver sido plantada num local favorável?

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: expressinho@estrelaseouricos.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate