"Camarada",
A mensagem é curta, mas o mais personalizada que pode ser uma mesma mensagem enviada a todos os militantes. O remetente é António Costa, na pele de secretário-geral socialista. O tom é direto: "O PS ganhou pela 3ª vez consecutiva as eleições autárquicas", começa Costa.
Em quatro curtos parágrafos, o líder socialista estabelece uma espécie de guião para ter em conta na hora de fazer contas às autárquicas: "Continuamos a ser o maior partido no poder local. Ganhámos o mais número número de câmaras e freguesias e o maior número de votos e mandatos. Continuaremos a presidir à ANMP e à ANAFRE".
E se as eleições de domingo trouxeram aos socialistas uma surpresa difícil de digerir na capital, assim como uma redução do diferencial de câmaras para o PSD de 63 para 35, esses não são os critérios da mensagem. O foco, diz Costa, tem de estar no cômputo global: "Entre as derrotas que lamentamos e as vitórias que festejamos, é no conjunto nacional que se vê quem ganhou. Uma vez mais, foi o PS", escreve António Costa, sem referir em concreto a perda de Fernando Medina em Lisboa.
Depois do choque de domingo à noite, depois de algumas notícias sobre uma pressão dentro do PS para que lance uma remodelação que refresque o Governo (que o próprio voltou a sublinhar não estar "prevista"), o socialista termina sem mais: "No caminho certo, a servir Portugal e os portugueses. Um abraço do António Costa".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ddinis@expresso.impresa.pt