Exclusivo

Transportes

Dona da Iberia e British Airways elogia hub da TAP, desdramatiza proximidade entre Lisboa e Madrid e prefere participação maioritária

Dona da Iberia e British Airways elogia hub da TAP, desdramatiza proximidade entre Lisboa e Madrid e prefere participação maioritária
Andy Rain/EPA

Enquanto espera "pacientemente" pelo caderno de encargos da privatização da TAP, o grupo que junta a British Airways e a Iberia vai mostrando os seus trunfos, assumindo-se como o candidato mais forte financeiramente e com maior capacidade para fazer crescer os parceiros. Deixa elogios ao hub de Lisboa, que apelida de "fantástico", salienta o poder da marca da transportadora portuguesa, mas não se entusiasma com a possibilidade de ficar com uma participação minoritária

Dona da Iberia e British Airways elogia hub da TAP, desdramatiza proximidade entre Lisboa e Madrid e prefere participação maioritária

Anabela Campos

Jornalista

Candidato à compra da TAP desde o governo de António Costa, o grupo IAG mantém interesse na privatização da transportadora portuguesa, mas aguarda pelo caderno de encargos para decidir se avança, não esconde a preferência pela compra de uma posição maioritária e a totalidade dos direitos económicos, porque considera ser mais eficiente e melhor para a estratégia comercial, mas não fecha a porta à compra de uma participação minoritária. A aposta no Brasil e nos EUA seria para manter.

Num encontro com jornalistas portugueses em Dublin, na sede da Aer Lingus, subsidiária da IAG, a gigante europeia desdramatizou a proximidade do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, do aeroporto de Barajas, em Madrid, assegurando que está na sua estratégia global manter e desenvolver os hubs (plataformas giratórias de distribuição de voos) das companhias que compra, dando como exemplo o caso da antiga empresa de bandeira irlandesa, que já mais que duplicou de tamanho desde que foi comprada pela IAG em 2014.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate