A construtora automóvel norte-americana Tesla liderou as vendas de carros elétricos em Portugal no passado mês de setembro, com um total de 1025 novas unidades colocadas no mercado, o que significa um ‘disparo’ de 189,5% face ao mesmo período de 2023.
Esta é uma das conclusões que se pode retirar das estatísticas divulgadas esta quarta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), de onde resulta também que a marca chinesa BYD é já a terceira mais vendida em Portugal, com 300 unidades comercializadas em setembro, tendo, desta forma, igualado o gigante alemão Mercedes, em volume de vendas mensais.
O segundo lugar do ranking ficou atribuído, mais uma vez, à BMW, com 346 carros elétricos novos colocados no mercado nacional durante o passado mês de setembro.
BYD ultrapassa gigantes europeus
Note-se que a recém-chegada ao mercado BYD – presente em Portugal há cerca de 14 meses – já está a vender mais carros elétricos do que veteranas e consagradas marcas europeias como a Volkswagen, Audi, Citroën, Renault, Opel ou Fiat.
Ainda a propósito de marcas automóveis chinesas, de referir que em apenas três dias úteis (foi lançada em território nacional a 26 de setembro) a Xpeng, representada em Portugal pela Salvador Caetano, somou já 11 carros vendidos.
Esta marca estreou-se com três modelos elétricos no mercado nacional, contando, para já, com dois pontos de venda, um em Lisboa e outro no Porto. Conta ter mais quatro até ao final do ano e 15 no final de 2025.
Porsche cresce 927,3%
Uma marca, no segmento dos superdesportivos, que também se destacou no passado mês de setembro foi a germânica Porsche, com 113 unidades vendidas, e com um crescimento homólogo de 927,3%, o mais expressivo entre todas as marcas de carros elétricos comercializadas em Portugal.
A título de curiosidade, os dados da ACAP revelam ainda que durante o mês de setembro foi vendido um Rolls Royce elétrico – o modelo Spectre – cujos preços de mercado podem oscilar entre os 500 mil e os 600 mil euros, consoante o equipamento extra exigido pelo comprador.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, a norte-americana Tesla lidera destacadamente o ranking nacional de vendas de carros elétricos, com 7227 unidades comercializadas, segundo a ACAP.
O segundo lugar do pódio é ocupado pela BMW, com 2887 unidades, e o terceiro pela sueca Volvo (que também tem capital chinês) com 2389 carros colocados no mercado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt