Transportes

Presidente da Lufthansa em Lisboa para negociar compra de participação na TAP

Presidente da Lufthansa em Lisboa para negociar compra de participação na TAP
Luís Barra

Carsten Spohr veio encontrar-se com os ministros das Finanças e das Infraestruturas para negociar uma potencial participação de 19,9% na companhia aérea portuguesa

O presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, deslocou-se esta segunda-feira a Lisboa para avaliar a potencial compra de uma participação de 19,9% na TAP.

Segundo o “Jornal de Negócios”, a pedido da companhia aérea alemã, Spohr reunir-se-á com o Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.

As conversações decorrem no âmbito do processo de privatização da TAP, atualmente detida a 100% pelo Estado português. De acordo com o jornal italiano “Corriere della Sera”, a participação na TAP está avaliada entre 180 e 200 milhões de euros e espera-se que o negócio esteja concluído não antes do primeiro trimestre de 2025.

Já se realizaram reuniões preliminares entre representantes da Lufthansa e do Governo português e a visita de Spohr a Lisboa marca a continuação destas discussões.

O Governo português reiterou a sua intenção de privatizar a TAP, suscitando o interesse de vários grandes grupos europeus do sector da aviação. Para além da Lufthansa, a Air France-KLM e o International Airlines Group (IAG), que detém a British Airways e a Iberia, também manifestaram um potencial interesse na TAP.

Em julho, o Presidente da TAP, Luís Rodrigues, confirmou que o processo de privatização iria avançar em breve, referindo que o ministro das Infraestruturas tinha anunciado que haveria novidades sobre a TAP em setembro. Luís Rodrigues garantiu que a TAP estava “preparada para qualquer cenário”.

O interesse da Lufthansa na TAP não é novo; há um ano, a companhia aérea alemã indicou publicamente que via a privatização da transportadora portuguesa como “interessante”, destacando a forte rede de rotas da TAP, nomeadamente para a América do Sul, que complementaria a oferta atual da Lufthansa.

Recentemente, a Lufthansa recebeu a aprovação da União Europeia para adquirir uma participação de 41% na companhia aérea estatal italiana, a ITA Airways, antiga Alitalia. Esta medida reforça a estratégia da Lufthansa de expandir a sua influência no mercado europeu da aviação através de aquisições específicas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate