Presidente da Lufthansa em Lisboa para negociar compra de participação na TAP

Carsten Spohr veio encontrar-se com os ministros das Finanças e das Infraestruturas para negociar uma potencial participação de 19,9% na companhia aérea portuguesa
Carsten Spohr veio encontrar-se com os ministros das Finanças e das Infraestruturas para negociar uma potencial participação de 19,9% na companhia aérea portuguesa
O presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, deslocou-se esta segunda-feira a Lisboa para avaliar a potencial compra de uma participação de 19,9% na TAP.
Segundo o “Jornal de Negócios”, a pedido da companhia aérea alemã, Spohr reunir-se-á com o Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e com o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz.
As conversações decorrem no âmbito do processo de privatização da TAP, atualmente detida a 100% pelo Estado português. De acordo com o jornal italiano “Corriere della Sera”, a participação na TAP está avaliada entre 180 e 200 milhões de euros e espera-se que o negócio esteja concluído não antes do primeiro trimestre de 2025.
Já se realizaram reuniões preliminares entre representantes da Lufthansa e do Governo português e a visita de Spohr a Lisboa marca a continuação destas discussões.
O Governo português reiterou a sua intenção de privatizar a TAP, suscitando o interesse de vários grandes grupos europeus do sector da aviação. Para além da Lufthansa, a Air France-KLM e o International Airlines Group (IAG), que detém a British Airways e a Iberia, também manifestaram um potencial interesse na TAP.
Em julho, o Presidente da TAP, Luís Rodrigues, confirmou que o processo de privatização iria avançar em breve, referindo que o ministro das Infraestruturas tinha anunciado que haveria novidades sobre a TAP em setembro. Luís Rodrigues garantiu que a TAP estava “preparada para qualquer cenário”.
O interesse da Lufthansa na TAP não é novo; há um ano, a companhia aérea alemã indicou publicamente que via a privatização da transportadora portuguesa como “interessante”, destacando a forte rede de rotas da TAP, nomeadamente para a América do Sul, que complementaria a oferta atual da Lufthansa.
Recentemente, a Lufthansa recebeu a aprovação da União Europeia para adquirir uma participação de 41% na companhia aérea estatal italiana, a ITA Airways, antiga Alitalia. Esta medida reforça a estratégia da Lufthansa de expandir a sua influência no mercado europeu da aviação através de aquisições específicas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt