Os cintos de segurança nem sempre tiveram as configurações que conhecemos atualmente. A primeira versão foi criada no final do século XIX e tinha como objetivo assegurar que os ocupantes das carruagens movidas a cavalo não caíssem durante as viagens, por conta das irregularidades das estradas. Mais tarde, esse modelo foi adaptado para a aviação e só na década de 1940/1950 é que começou a aparecer, com maior regularidade, nos carros.
O cinto de segurança até então era ainda bastante simples, composto, apenas, por uma única faixa que passava sobre o colo do ocupante. Em colisões mais bruscas, uma vez que não havia qualquer proteção da cintura para cima, os ocupantes podiam sofrer lesões mais graves.
Foi com o objetivo de aumentar a segurança que há 65 anos, no dia 13 de agosto de 1959, o engenheiro sueco Nils Bohlin, a pedido da Volvo, criou o cinto de segurança de três pontos, aquele que continua a ser utilizado até aos dias de hoje. Este sistema permite ajustar a faixa ao próprio corpo e oferecer um maior nível de segurança e estabilidade aos ocupantes dos veículos.
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