Transportes

CP volta a ter lucro em 2023

CP volta a ter lucro em 2023
José Fernandes

Em 2022 a empresa ferroviária tinha alcançado resultados positivos pela primeira vez na sua história. No ano passado voltou a repeti-los. Foram 3,6 milhões de euros

CP volta a ter lucro em 2023

Pedro Lima

Editor-adjunto de Economia

A CP obteve em 2023 resultados positivos de 3,6 milhões de euros, um valor bastante abaixo dos 9,2 milhões registados em 2022 mas que a empresa destaca não só face aos “desafios económicos e operacionais” verificados no ano passado mas também devido ao facto de marcar uma nova fase da sua vida: 2022 foi o primeiro ano em que a CP deu lucro em toda a sua história.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a CP não revela o volume de negócios nem outros indicadores financeiros, como os resultados operacionais. Apenas refere que 2023 “foi marcado por um crescimento exponencial no número de passageiros. Foram transportadas 173,3 milhões de pessoas, representando um aumento de cerca de 17% em relação ao ano anterior”.

A empresa cita o seu presidente, Pedro Moreira, que refere que “o crescimento no número de passageiros é um sinal claro de que estamos no caminho certo. A população confia nos nossos serviços, e isso é um testemunho da eficácia das nossas estratégias e do trabalho árduo de todos os nossos trabalhadores”.

2023 foi marcado por um número muito significativo de paragens por causa de greves, sobretudo no primeiro semestre do ano, que impactaram a operação da empresa. Uma situação que acabou por ser pacificada no final de julho. Mas este mês poderá marcar o regresso às greves já que está prevista uma paralisação para 28 de junho, convocada por mais de 10 organizações sindicais, que reivindicam a valorização das carreiras.

No comunicado a empresa lembra a estratégia adotada nos últimos anos que “incluiu a reabertura de oficinas que estavam fechadas há vários anos e a recuperação e reposição ao serviço de material circulante imobilizado, desde automotoras a locomotivas e carruagens”, o que lhe permitiu colmatar a grave falha de material circulante, enquanto não chegam as primeiras unidades compradas em outubro de 2020, 22 comboios para o serviço regional. “Este trabalho permitiu à CP ter capacidade de resposta para o grande aumento de passageiros registado em 2023”.

Nesse sentido, a empresa refere que “reforçou o serviço Alfa Pendular, que passou a ter mais comboios diários, respondendo à crescente procura. Este alargamento da oferta aos clientes contribuiu para que, no primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com período homólogo de 2023, se registasse um aumento de 36% no número de passageiros que utilizam este serviço”.

Além disso, destaca a CP, “a implementação de um Passe Ferroviário Nacional, válido para utilização a partir de 1 de agosto de 2023, com um valor mensal fixo de 49 euros, que permite viajar nos comboios regionais em todo o território nacional, independentemente do ponto de partida ou destino, também trouxe mais passageiros à ferrovia. Esta iniciativa tem sido fundamental para promover a mobilidade sustentável e acessível”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PLima@expresso.impresa.pt

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