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Transportes

Incentivo ao abate de carros velhos: seis perguntas e respostas sobre um apoio à espera de novo Governo

Incentivo ao abate de carros velhos: seis perguntas e respostas sobre um apoio à espera de novo Governo
João Carlos Santos

Está previsto no Orçamento do Estado para 2024 e até já tinha uma dotação de 129 milhões de euros, para abater até 45 mil carros em fim de vida, durante este ano. Mas, com o Governo em gestão, está por publicar o despacho que concretiza todo o processo

Incentivo ao abate de carros velhos: seis perguntas e respostas sobre um apoio à espera de novo Governo

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

Portugal tem um dos parques automóveis mais envelhecidos da União Europeia, com as idades médias dos veículos ligeiros de passageiros a atingir os 13,6 anos e os ligeiros de mercadorias 15,5 anos. A média da União Europeia ronda os 12 anos. Uma das soluções para pôr na estrada carros menos poluentes é o incentivo ao abate, que em Portugal chegou a abranger em 2010 mais de 37 mil veículos.

O sector automóvel aguarda, agora, que a promessa governamental de voltar a ter em vigor uma política pública de incentivo ao abate de carros poluentes possa avançar, mas com o Governo em gestão, a decisão final só deverá surgir após as eleições legislativas de 10 de março, já com o novo executivo.

O Expresso explica-lhe o que se passa em seis perguntas e respostas sobre o assunto.

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