Transportes

EasyJet passa de prejuízo a lucro graças a verão recorde

EasyJet passa de prejuízo a lucro graças a verão recorde
Rafael Marchante/Reuters

No ano fiscal terminado em setembro, a EasyJet lucrou 324 milhões de libras, o que compara com um prejuízo de 169 milhões de libras no ano anterior, uma recuperação para a qual contribuiu um “verão recorde”

A companhia aérea britânica de baixo custo EasyJet registou um lucro anual, até setembro, de 324 milhões de libras (cerca de 373,4 milhões de euros à taxa de câmbio atual), o que compara com um prejuízo de 169 milhões de libras (194 milhões de euros) em igual período do ano anterior.

Em comunicado, relativo ao ano fiscal de 2023 (que termina em setembro), a transportadora indicou que o resultado antes de impostos foi de 455 milhões de libras (424,3 milhões de euros), em comparação com um prejuízo de 178 milhões de libras (205 milhões de euros) no ano fiscal terminado em setembro de 2022.

No mesmo período as receitas atingiram os 8171 milhões de libras (9416 milhões de euros), aproximadamente mais 41% do que no ano anterior.

A EasyJet passou a lucros, em grande parte, graças ao verão, quando registou fortes receitas. “O nosso desempenho recorde no verão demonstra o sucesso da nossa estratégia e que a procura da EasyJet continua a ser forte, uma vez que os clientes nos escolhem pela nossa rede e valor”, disse, citado na nota, o presidente executivo da companhia aérea, Johan Lundgren.

Em Portugal, a empresa atingiu números recorde, com a disponibilidade de lugares a rondar os 10,8 milhões e as reservas os 9,8 milhões. Adicionalmente, a companhia indica que a sua quota de mercado atual no país é de 23% no Funchal, 38% no Porto Santo, 20% no Porto, 14% em Lisboa e 19% em Faro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate