Transportes

Moody's sobe 'rating' da TAP

Moody's sobe 'rating' da TAP
NUNO BOTELHO

A agência de notação financeira Moody's reviu em alta a avaliação da TAP, depois da melhoria dos resultados da companhia aérea portuguesa

Moody's sobe 'rating' da TAP

Miguel Prado

Editor de Economia

A agência de notação financeira Moody's reviu em alta o rating da TAP do patamar B2 para o nível B1, depois da melhoria dos resultados da companhia aérea portuguesa nos primeiros nove meses do ano. Contudo, continua a tratar-se de uma avaliação fora dos níveis de investimento de qualidade.

A escala de rating da Moody's vai de C para Ba1 para os graus especulativos e de Baa3 até Aaa para os graus de investimento. A TAP ainda terá de subir quatro níveis na escala da Moody's até conquistar o grau de investimento. Notações mais altas tendem a permitir às empresas emitir dívida com custos mais reduzidos, sendo os seus títulos percepcionados pelo mercado como investimentos menos arriscados.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira a TAP indica que o outlook (a perspetiva da agência) é positivo.

“Esta melhoria do rating da TAP de B2 para B1 e o outlook positivo devem-se à forte melhoria dos resultados operacionais e em paralelo com a melhoria das métricas de crédito, enquanto se estima uma recuperação continua no tráfego de passageiros em 2023 e 2024, ainda que se estime igualmente uma normalização das yields em relação aos níveis elevados recentes”, refere a TAP.

A companhia aérea portuguesa fechou os primeiros nove meses do ano com um lucro de 203,5 milhões de euros, que compara com o prejuízo de 90,8 milhões de euros registado em igual período do ano passado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate