Transportes

TAP vai reunir-se com investidores para financiar compra de novos aviões

TAP vai reunir-se com investidores para financiar compra de novos aviões
Horacio Villalobos/Getty Images
Levantar capital junto de investidores institucionais para financiar os novos aviões que irão chegar será uma das missões do roadshow da TAP que se irá iniciar na próxima semana

A TAP vai lançar em outubro um novo processo de financiamento, com o objetivo financiar o leasing de três novos aviões que vão chegar no próximo ano, avançou a empresa num comunicado ao mercado esta sexta-feira. Trata-se de três A320 Neo que a construtora Airbus irá entregar em junho, setembro e novembro de 2024.

A TAP tem neste momento 96 aeronaves, uma frota renovada, e 67% são da família Neo. Até ao final de 2025, a transportadora terá 99 aviões e 74% da frota será Neo. E está prevista a chegada de mais A320neo até 2028, conforme detalha a empresa na apresentação desta sexta-feira.

O roadshow, que arranca na próxima semana, segundo o Eco, contará com a presença do administrador financeiro, Gonçalo Pires. O gestor leva na bagagem não só os lucros de 2022 como os resultados positivos dos primeiros seis meses do ano: um ganho de 22,9 milhões de euros e 7,6 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 30,2% face ao ano anterior, e um nível de atividade equivalente a 96% do alcançado em 2019, o último ano antes da pandemia.

O Eco sublinha ainda que para contornar a limitação de frota, imposta pelo plano de reestruturação, a TAP tem estado a trocar aeronaves mais pequenas por outras maiores, reforçando a capacidade de transporte. Situação que permite à transportadora liderada por Luís Rodrigues bater recordes de passageiros, apesar de estar a operar com uma frota mais pequena.

A TAP tinha 108 aviões antes da pandemia, agora tem 96. Está a voar com os aviões com uma maior taxa de ocupação, mas também tem recorrido à contratação de aviões e tripulações no exterior. Em 2022 conseguiu receitas recorde de 3,5 mil milhões de euros.

Em 2022, a TAP tinha 2,75 mil milhões de euros em passivos para a locação de aviões e reatores. Daquele montante, 2,04 mil milhões correspondem a contratos sem opção de compra e 709 milhões a contratos com opção de compra, detalha o Eco. Para este ano estava previsto o pagamento de 452 milhões nos dois tipos de contrato e no próximo 412 milhões.

A dívida líquida estava nos 2,424 mil milhões de euros no final de junho, inferior aos 3,211 mil milhões de euros de 2019.

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