A TAP vai lançar em outubro um novo processo de financiamento, com o objetivo financiar o leasing de três novos aviões que vão chegar no próximo ano, avançou a empresa num comunicado ao mercado esta sexta-feira. Trata-se de três A320 Neo que a construtora Airbus irá entregar em junho, setembro e novembro de 2024.
A TAP tem neste momento 96 aeronaves, uma frota renovada, e 67% são da família Neo. Até ao final de 2025, a transportadora terá 99 aviões e 74% da frota será Neo. E está prevista a chegada de mais A320neo até 2028, conforme detalha a empresa na apresentação desta sexta-feira.
O roadshow, que arranca na próxima semana, segundo o Eco, contará com a presença do administrador financeiro, Gonçalo Pires. O gestor leva na bagagem não só os lucros de 2022 como os resultados positivos dos primeiros seis meses do ano: um ganho de 22,9 milhões de euros e 7,6 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 30,2% face ao ano anterior, e um nível de atividade equivalente a 96% do alcançado em 2019, o último ano antes da pandemia.
O Eco sublinha ainda que para contornar a limitação de frota, imposta pelo plano de reestruturação, a TAP tem estado a trocar aeronaves mais pequenas por outras maiores, reforçando a capacidade de transporte. Situação que permite à transportadora liderada por Luís Rodrigues bater recordes de passageiros, apesar de estar a operar com uma frota mais pequena.
A TAP tinha 108 aviões antes da pandemia, agora tem 96. Está a voar com os aviões com uma maior taxa de ocupação, mas também tem recorrido à contratação de aviões e tripulações no exterior. Em 2022 conseguiu receitas recorde de 3,5 mil milhões de euros.
Em 2022, a TAP tinha 2,75 mil milhões de euros em passivos para a locação de aviões e reatores. Daquele montante, 2,04 mil milhões correspondem a contratos sem opção de compra e 709 milhões a contratos com opção de compra, detalha o Eco. Para este ano estava previsto o pagamento de 452 milhões nos dois tipos de contrato e no próximo 412 milhões.
A dívida líquida estava nos 2,424 mil milhões de euros no final de junho, inferior aos 3,211 mil milhões de euros de 2019.
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