Italiano Unicredit lança oferta de €10 mil milhões para comprar o banco BPM

O Unicredit avançou com uma oferta para adquirir o banco BPM e reforçar a sua posição no sistema bancário italiano, numa operação que será feita mediante uma troca de ações
O Unicredit avançou com uma oferta para adquirir o banco BPM e reforçar a sua posição no sistema bancário italiano, numa operação que será feita mediante uma troca de ações
Editor de Economia
O banco italiano Unicredit anunciou esta segunda-feira uma oferta para adquirir o banco BPM, que também opera em Itália, avaliando-o em 10,1 mil milhões de euros.
A oferta é feita em ações, oferecendo aos atuais acionistas do BPM a possibilidade de ficarem com 0,175 ações do Unicredit por cada título que detenham atualmente no BPM. O preço implícito, de 6,657 euros por ação, representa um prémio de 0,5% face à cotação de sexta-feira, 22 de novembro.
“A oferta visa fortalecer a posição competitiva do Unicredit em Itália, um dos mercados estratégicos do grupo, criando um segundo banco ainda mais forte num mercado atrativo e criando valor significativo a longo prazo para todos os acionistas e para Itália”, refere o comunicado desta segunda-feira do Unicredit.
A oferta é anunciada poucos dias depois de o próprio BPM ter anunciado uma oferta de 1,6 mil milhões de euros para adquirir a totalidade da gestora de ativos Anima, na qual já tem uma participação superior a 22%.
O Unicredit, recorde-se, mantém em paralelo negociações com o Commerzbank para adquirir o banco alemão, mas essas conversações deverão aguardar a realização das eleições na Alemanha, com o Unicredit a realçar que a posição de 21% que já tem no Commerzbank é um investimento com “substancial potencial de valorização”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt