Sistema financeiro

Presidente executivo do Novo Banco confiante de que instituição vai continuar a crescer a curto e médio prazos

Mark Bourke chegou ao banco em 2019
Mark Bourke chegou ao banco em 2019

O CEO do Novo Banco, Mark Bourke, destacou que a instituição soma “10 trimestres consecutivos de rentabilidade” e mostrou-se confiante “de que o crescimento e o investimento vão continuar a acontecer"

O presidente executivo do Novo Banco, Mark Bourke, mostrou-se confiante de que a instituição financeira vai continuar a crescer a curto e médio prazos, quando foi anunciado que o lucro do banco subiu quase 40% no primeiro semestre.

Os resultados anunciados esta sexta-feira, 28 de julho, "mostram a continuidade da nossa estratégia. Estamos agora bem capitalizados e com um balaço normal", sublinhou Bourke, numa conversa online com os analistas.

O presidente executivo do Novo Banco referiu também que a instituição é rentável, mostrando-se assim confiante "de que o crescimento e o investimento vão continuar a acontecer a curto e médio prazos".

O lucro do Novo Banco subiu 39,9% nos primeiros seis meses do ano, face a igual período de 2022, para 373,2 milhões de euros, foi comunicado ao mercado.

Mark Bourke destacou que o banco soma "10 trimestres consecutivos de rentabilidade", prosseguindo a estratégia definida para o mercado português.

Para este responsável, a economia portuguesa "é uma das mais atrativas" da zona euro e o Novo Banco é um exemplo disso.

Entre janeiro e junho, a margem financeira do banco ascendeu a 524 milhões de euros, mais 95,5% em termos homólogos.

As comissões de serviços a clientes atingiram os 145,4 milhões de euros, o que compara com 144,4 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2022 (evolução de 0,7%).

O banco tinha 4.132 colaboradores no final de junho e o mesmo número de balcões do que em 31 de dezembro 2022 (292 balcões).

No final da conferência com os analistas, Mark Bourke disse ainda esperar que os próximos resultados sigam a mesma trajetória que os que foram hoje anunciados.

"Vemo-nos dentro de três meses e espero que com o mesmo tipo de resultados", concluiu.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate