Vice-presidente do BCE diz que exposição de bancos europeus ao Credit Suisse "é limitada"

Luis de Guindos diz que os bancos europeus "são resilientes" e que, em comparação com a crise financeira de 2008, a situação no setor “é muito melhor”
Luis de Guindos diz que os bancos europeus "são resilientes" e que, em comparação com a crise financeira de 2008, a situação no setor “é muito melhor”
O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou, esta quinta-feira, que a exposição dos bancos europeus ao Credit Suisse é "limitada" e "não está concentrada".
Na conferência de imprensa realizada após a reunião de política monetária do BCE que decidiu subir as taxas de juro em 50 pontos base, como estava previsto, De Guindos considerou que os bancos europeus "são resilientes" e que, em comparação com a crise financeira de 2008, a situação no setor "é muito melhor".
Em relação à situação no banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB), De Guindos defendeu que o seu modelo "era bastante singular", já que existia uma "discrepância entre ativos e passivos", o que fazia com que este banco estivesse exposto a qualquer alteração importante na política de taxas de juro.
"Estamos a acompanhar de perto a tensão nos mercados e estamos prontos a agir", insistiu Lagarde na mesma conferência de imprensa.
"O setor bancário da zona euro é resiliente, apresentando posições de capital e liquidez fortes. Em todo o caso, o conjunto de instrumentos de política monetária do BCE permite inteiramente proporcionar, se necessário, apoio em termos de liquidez ao sistema financeiro da zona euro e preservar a transmissão regular da política monetária", referiu em comunicado o BCE.
Nos últimos dias, o setor bancário tem atravessado um período de turbulência, primeiro com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), nos Estados Unidos, e depois com a forte queda em bolsa na quarta-feira do Credit Suisse.
O Credit Suisse anunciou hoje que irá receber um empréstimo até 50 mil milhões de francos suíços (50,7 mil milhões de euros) do banco central da Suíça.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes