Exclusivo

Segurança Social

Qual é mesmo o salário real dos portugueses? Peritos propõem declaração única para uniformizar regras

Qual é mesmo o salário real dos portugueses? Peritos propõem declaração única para uniformizar regras

Empresas são obrigadas a preencher duas declarações mensais com informação diferente para a Segurança Social e para o Fisco. Peritos recomendam uniformização de critérios, com a declaração mensal de todas as remunerações, mesmo as não sujeitas a tributação. Recomendam ainda que o simulador da Segurança Social passe a dizer aos cidadãos quanto vão perder de pensão por receberem complementos salariais que não estão sujeitos a contribuições

"Quanto é que os trabalhadores em Portugal levam todos os meses para casa" é uma pergunta sem resposta fácil. Todos os meses as empresas preenchem uma declaração mensal de remunerações para a Segurança Social e para a Autoridade Tributária, mas, apesar de os formulários pretenderem a mesma coisa – saber o total das remunerações – acabam por conter elementos diferentes.

Os peritos que fizeram o Livro Verde sobre a Sustentabilidade do Sistema Previdencial propõem, por isso, uma uniformização de critérios, a bem da simplificação da vida às empresas, da clareza e das estatísticas. Propõem ainda que as regras sobre a base de incidência da taxa social única sejam revistas, uma vez que levam já duas décadas, e mais fiscalização.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: emiranda@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate