Exclusivo

Segurança Social

Pensões médias encolheram 15% no espaço de 15 anos: Livro Verde defende atualização mínima à inflação para todos

Pensões médias encolheram 15% no espaço de 15 anos: Livro Verde defende atualização mínima à inflação para todos
Mathieu Stern/Unsplash

A atualização anual das pensões foi um dos temas que mais sobressaltaram os pensionistas nos últimos dois anos. Peritos do Livro Verde para a Sustentabilidade da Segurança Social propõem várias alterações às regras, mas com uma à cabeça: a garantia de um aumento mínimo à inflação para todos, incluindo as pensões que excedem os 6111,12 euros (12 vezes o IAS)

As pensões mais baixas devem continuar a ter atualizações anuais mais generosas, mas todos os reformados, tenham eles pensões mínimas ou milionárias, devem ter direito a uma atualização anual pelo menos equivalente à inflação. As regras de atualização também devem deixar de depender do crescimento económico, como até aqui, e passar a variar em função da evolução do crescimento dos salários ou da relação entre receitas e despesas contributivas em cada ano.

Estas são algumas das propostas do Livro Verde para a Sustentabilidade da Segurança Social, um documento entregue no final da semana passada ao Governo de António Costa e que os peritos farão também chegar ao novo Executivo, cujo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social é agora liderado por Maria do Rosário Palma Ramalho.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: emiranda@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate