Economia

Portugal cresceu acima da média europeia no último trimestre de 2021

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Segundo o Eurostat, no quarto trimestre do ano passado, o PIB cresceu 4,6% na zona euro e 4,8% na UE. Em Portugal o crescimento foi de 5,8%

Portugal teve um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima da média europeia no último trimestre de 2021. Já no conjunto do ano, apesar de superar todas as previsões, ficou aquém da média europeia.

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, no quarto trimestre do ano passado, o PIB cresceu 4,6% na zona euro e 4,8% na União Europeia (UE), em termos homólogos. Com um crescimento de 5,8% no período em análise, Portugal fica, assim, acima da média europeia.

Entre os países analisados – para já, na estimativa rápida do Eurostat estão apenas 11 países – Portugal tem dos maiores crescimentos, ficando atrás apenas da Suécia e Itália (6,1% e 6,4%, respetivamente).

Na comparação em cadeia, “entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis para o quarto trimestre de 2021, a Espanha (+2%) registou o maior aumento em relação ao trimestre anterior, seguida por Portugal (+1,6%) e Suécia (+1,4%)”. Por outro lado, registaram-se reduções do PIB na Áustria (-2,2%), Alemanha (-0,7%) e na Letónia (-0,1%).

No conjunto do ano de 2021 o cenário altera-se. No ano passado o PIB cresceu 5,2% quer na zona euro, quer na UE e todos os países apresentaram um crescimento anual positivo, indica o gabinete estatístico europeu.

O Instituto Nacional de Estatística revelou, esta segunda-feira, que Portugal teve um crescimento de 4,9% do PIB em 2021, o que fica abaixo da média europeia.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate