Os herdeiros de Rupert Murdoch chegaram a um acordo que permite ao filho mais velho controlar o império após a morte do poderoso e controverso magnata dos media, foi hoje divulgado.
Três dos seus filhos, Prudence MacLeod, Elisabeth e James Murdoch, já se tinham oposto às ambições do pai, de 94 anos.
De acordo com um comunicado, estes vão "deixar de ter participações" nos grupos News Corporation (Wall Street Journal, New York Post nos Estados Unidos, The Sun no Reino Unido, The Australian) e Fox Corporation (Fox News) em troca de dinheiro.
Lachlan Murdoch, o mais velho, que partilha as tendências políticas conservadoras do pai, e as suas irmãs Grace e Chloe continuam a ser beneficiários do fundo familiar, um mecanismo legal, comum em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, utilizado sobretudo para organizar uma herança ou proteger bens.
Em dezembro, um tribunal norte-americano decidiu contra a tentativa de Rupert Murdoch de garantir que Lachlan, que atualmente dirige a Fox News e a News Corp., fosse o único a tomar decisões após a sua morte, com todos os seus filhos a manterem os seus benefícios financeiros.
Na sua decisão, um tribunal do Nevada considerou que pai e filho agiram de má-fé ao tentar reescrever as regras, noticiou o New York Times, citando uma cópia do documento judicial.
Embora a filha mais velha, Prudence, tivesse pouco envolvimento nos negócios da família, os outros três --- Lachlan, James e Elisabeth --- eram considerados potenciais sucessores.
O fundo previa originalmente direitos de voto iguais para todos os quatro descendentes.
Mas, nos últimos anos, Murdoch pai ter-se-á preocupado com a possibilidade de a Fox News --- a joia da coroa do seu império ---, após a sua morte, se afastar das suas raízes de direita para refletir as visões mais centristas de James e Elisabeth.
James, que deixou a News Corp em 2020, por exemplo, apoiou oficialmente a democrata Kamala Harris, rival do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt