A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou que não se opõe à compra de parte dos títulos do grupo Global Media pela Notícias Ilimitadas. A decisão foi tomada pelo conselho regulador da ERC numa reunião extraordinária de 17 de maio.
Em causa está a transferência do Jornal de Notícias, Jornal de Notícias História, NTV, Delas, Notícias Magazine, O Jogo, Volta ao Mundo e Evasões, assim como as licenças da rádio TSF, que a Notícias Ilimitadas acordou comprar no início de fevereiro. A Notícias Ilimitadas é controlada pela Verbos Imaculados, com 61%, sendo que a Global Media tem 30% desta nova empresa. Já a Verbos Imaculados é detida por cinco investidores (Parsoc, Investimentos e Participações sociais, Mesosystem, Ilíria – Serviços de Consultoria e Gestão, Oti Investimentos e pelo jornalista Domingos de Andrade).
Em comunicado a ERC diz que o seu conselho regulador “concluiu que a operação projetada não coloca em causa os valores da liberdade de expressão, do pluralismo e da diversidade de opiniões, a par da livre difusão de, e acesso a conteúdos”.
O parecer foi emitido a pedido da Autoridade da Concorrência, que está a analisar a operação após ter recebido, a 18 de abril de 2024, a notificação prévia da operação.
A Global Media, além dos 30% que tem no novo grupo constituído para ficar com estes títulos, mantém a propriedade do Diário de Notícias e do Açoriano Oriental.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: PLima@expresso.impresa.pt