Indústria

Sonae Arauco investe €50 milhões em Oliveira do Hospital

Rui Correia, presidente executivo da Sonae Arauco, na fábrica de Oliveira do Hospital
Rui Correia, presidente executivo da Sonae Arauco, na fábrica de Oliveira do Hospital
RUI DUARTE SILVA

Sonae Arauco quer que a sua fábrica de Oliveira do Hospital seja uma “referência mundial do sector”, com investimentos na economia circular, descarbonização e reflorestação

A Sonae Arauco, um dos principais fabricantes mundiais de painéis derivados de madeira, está a investir 50 milhões de euros na sua unidade de Oliveira do Hospital. O objetivo, diz a empresa em comunicado divulgado esta sexta-feira, é “reforçar a competitividade e a sustentabilidade das suas operações, potenciar as exportações e contribuir para a comunidade”.

“Os projetos em curso vão contribuir para fazer da unidade da Sonae Arauco em Oliveira do Hospital uma referência mundial no sector. Estamos a investir na transição verde e digital da unidade de forma a melhorar a sua competitividade a longo prazo e a assegurar a sua sustentabilidade”, explica Rui Correia, presidente executivo da Sonae Arauco.

Os projetos, incluídos numa agenda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abrangem investimentos nas áreas da economia circular, descarbonização e eficiência operacional, reflorestação e recuperação de zonas afetadas por incêndios.

Na área da descarbonização, em linha com o compromisso global de reduzir as emissões de dióxido de carbono (de âmbito 1 e 2) em 59% até 2029, a Sonae Arauco vai implementar um projeto de produção de eletricidade renovável solar para autoconsumo, que permitirá assegurar cerca de 30% das necessidades de energia elétrica da sua unidade localizada no concelho.

Ao nível da eficiência operacional, o grupo está a investir em dois novos armazéns que vão permitir reforçar a competitividade da empresa e consolidar a sua capacidade de entrega, com ganhos de eficiência e melhoria do impacto das operações.

Vender em 70 países

No que respeita à economia circular, além de um investimento recente na criação de uma nova uma linha de pré-triturado, que permite aumentar a capacidade de incorporação de madeira reciclada, com o objetivo de chegar aos 85% em 2026, a empresa está a estudar o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para separar o MDF da estilha reciclada rececionada na fábrica.

No trabalho de reflorestação e de recuperação de áreas ardidas, a Sonae Arauco já está a gerir uma área ardida em 2017 no Vale da Maceira e negoceia uma proposta de arrendamento e intervenção numa área de cerca de 50 hectares, que prevê controlo de invasoras, redução de risco de incêndios, gestão do pinhal existente, recuperação de linhas de água e plantação de folhosas.

A Sonae Arauco, um dos maiores empregadores no concelho de Oliveira do Hospital, com 200 postos de trabalho diretos e 600 empregos indiretos, tem no seu portefólio uma gama de produtos com soluções técnicas e decorativas para diferentes setores, do mobiliário ao design de interiores ou construção.

A empresa, com vendas na ordem dos 900 milhões de euros, nasceu de uma parceria entre a Sonae Indústria e a Arauco, tem 2.600 trabalhadores em 9 países - Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Holanda, Suíça e Marrocos - distribuídos por 23 unidades industriais e comerciais e comercializa os seus produtos em 70 países.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate