Numa altura em que Bruxelas acaba de impor um agravamento de tarifas aduaneiras sobre a importação de carros elétricos produzidos na China, o problema pode começar a ficar mais perto da solução. Há interesse de fabricantes chineses na compra das fábricas que a Volkswagen quer fechar na Alemanha.
A notícia está a ser avançada pela agência Reuters, que indica também que este interesse de construtores chineses nas fábricas da VW está a ser acompanhado e apoiado pelas “autoridades” daquele país asiático, que ganha cada vez mais peso na indústria automóvel à escala global.
O que se passa é que se os construtores chineses conseguirem produzir carros elétricos em território da União Europeia poderão, segundo a Reuters, evitar o pagamento agravado das tarifas aduaneiras impostas por Bruxelas.
No entanto, isso poderia representar uma ameaça adicional à competitividade dos fabricantes europeus que, segundo o ex-presidente do Grupo Stellantis, Carlos Tavares, em entrevista recente ao Expresso, já é muito baixa face aos concorrentes chineses.
O gestor diz mesmo que se empurrou a indústria automóvel europeia para o que os chineses, neste sector, sabem fazer de melhor [carros elétricos a preços competitivos]. “Obviamente, descobriu-se que isso era um erro”.
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