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Fábricas a fechar, despedimentos, cortes salariais, lucros em queda: o que se passa com a indústria automóvel?

Fábricas a fechar, despedimentos, cortes salariais, lucros em queda: o que se passa com a indústria automóvel?
STR/Getty Images

A indústria automóvel está a viver dias negros e, com a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, o cenário pode piorar, assim ele cumpra a ameaça de agravamento de tarifas sobre carros importados. Deixamos-lhe cinco perguntas e respostas sobre a situação da indústria automóvel

Fábricas a fechar, despedimentos, cortes salariais, lucros em queda: o que se passa com a indústria automóvel?

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

Quando a segunda maior construtora automóvel mundial, a Volkswagen, anuncia o encerramento não de uma, mas de três fábricas, no seu próprio país de origem, onde isso nunca aconteceu ao longo de 87 anos, é porque alguma coisa não vai bem. Se a Volkswagen, que emprega 685 mil pessoas a nível global, das quais 300 mil na Alemanha, admite colocar no desemprego dezenas de milhares de trabalhadores no seu próprio país, estamos perante uma crise profunda não apenas nesta empresa, mas em todo o sector automóvel em geral.

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