Exclusivo

Finanças pessoais

Christine Lagarde: “É prematuro discutir corte nos juros”, “não vou elaborar mais sobre isso”

Christine Lagarde, presidente do BCE.
Christine Lagarde, presidente do BCE.
FADEL SENNA/AFP via Getty Images

A presidente do Banco Central Europeu garantiu em conferência de imprensa que “o consenso [na reunião desta quinta-feira] é que é prematuro discutir corte de juros”. Sobre as suas declarações em Davos, interpretadas como antecipando um primeiro corte de juros “no verão”, a francesa responde que “confirma o que disse”, mas não o que se comentou que ela teria dito

O Banco Central Europeu (BCE) garante que ainda não começou a discutir quando vai iniciar um corte nos juros, apesar das expetativas no mercado apontarem, com uma probabilidade de 90%, para uma primeira descida já na reunião de abril.

“O consenso é que é prematuro discutir corte de juros”, repetiu, mais do que uma vez, Christine Lagarde na conferência de imprensa em Frankfurt esta quinta-feira, após a divulgação da decisão do conselho tomada na primeira reunião do ano, que decorreu a 24 e 25 de janeiro. O BCE manteve as taxas sem alteração e não deu qualquer sinal de antecipação sobre corte de juros.

A presidente do BCE sublinhou que os 20 governadores e a sua comissão executiva “não estão focados em qualquer calendário” e que a orientação é para tomar “as decisões reunião a reunião com base nos dados macroeconómicos”. E foi perentória: “Não vou elaborar mais sobre isso”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate