Turkish Airlines avança para a Air Europa, Air France-KLM e Lufthansa focam-se na TAP
A Air France-KLM e a Lufthansa renunciam e irão concentrar os seus esforços em entrarem como acionistas na TAP
A Air France-KLM e a Lufthansa renunciam e irão concentrar os seus esforços em entrarem como acionistas na TAP
Correspondente em Madrid
Uma das numerosas incógnitas que atormentava o agitado panorama aeronáutico europeu parece finalmente esclarecer-se. A companhia de bandeira turca Turkish Airlines (TA) acaba de fazer uma oferta vinculativa pela espanhola Air Europa (AE) para ficar com o controlo de uma posição minoritária (entre 25 e 27%) da empresa que é propriedade da família Hidalgo. A AE arrasta uma turbulenta existência desde que foi resgatada pelo Estado espanhol no meio da pandemia de coronavírus, em 2019.
A proposta da Turkish Airlines ocorre depois de o consórcio Air France-KLM e a alemã Lufthansa, que estudaram durante meses as circunstâncias da companhia aérea espanhola, terem dado a conhecer a decisão de se retirarem da disputa. As razões esgrimidas são as condições impostas pelas autoridades da Concorrência da União Europeia e, no juízo dos seus assessores, a elevada valorização do preço das ações da Air Europa.
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