Empresas

Luz Saúde investe mais de €50 milhões em novo hospital no Seixal

Maqueta do futuro hospital da Luz, no Seixal
Maqueta do futuro hospital da Luz, no Seixal
D.R.

Vai nascer um novo hospital da Luz no Seixal. O pedido de licenciamento já foi feito à autarquia e o grupo Luz Saúde prevê que o hospital esteja pronto dentro de dois anos

O grupo Luz Saúde vai construir mais um hospital, desta vez no Seixal, com um investimento de mais de 50 milhões de euros, segundo divulgado esta terça-feira. O projeto estará pronto em dois anos.

O terreno onde surgirá o novo Hospital da Luz, com cerca de 40 mil metros quadrados, situa-se na freguesia de Corroios e o respetivo pedido de licenciamento para construção foi já submetido na Câmara Municipal do Seixal, refere o grupo.

O hospital ficará num edifício com cerca de 12 mil metros quadrados, com capacidade de expansão, e estacionamento à superfície para cerca de 300 lugares e terá um conjunto de serviços de saúde, como bloco operatório, internamento, exames e análises e urgências, entre outras consultas de especialidade.

O grupo Luz Saúde prevê que o novo hospital tenha uma capacidade de 42 camas e que crie 400 postos de trabalho, entre médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, elementos administrativos e outros.

Em comunicado, é indicado que “quer na construção do edifício, quer no funcionamento regular do hospital”, o hospital contará com painéis solares, estando previsto que “50% da energia necessária ao seu funcionamento seja gerada pelo próprio” edifício.

O grupo Luz Saúde prevê que o hospital esteja pronto no prazo de dois anos.

Recorde-se que o grupo terminou o ano de 2023 - o último para o qual existem dados financeiros - com lucros de 31,3 milhões de euros, mais 16,4% que em 2022. Em 2024 o grupo tinha previsto a entrada em bolsa, mas a operação acabou por ficar suspensa devido ao preço abaixo do esperado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate