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Está a chegar mais uma “Black Friday”: qual é a origem deste conceito e quais os cuidados que os consumidores devem ter?

Está a chegar mais uma “Black Friday”: qual é a origem deste conceito e quais os cuidados que os consumidores devem ter?
SOPA Images - Getty Images
A “Black Friday” tem movido milhões de pessoas em todo o mundo, na busca das melhores campanhas e promoções. Contudo, autoridades e associações alertam para a existência de burlas e apelam a uma maior consciência por parte dos consumidores
A “Black Friday”, celebrada na última sexta-feira de novembro, é sinónimo de caos e agitação em lojas e centros comerciais. O conceito - que em português significa “sexta-feira negra”- começou nos Estados Unidos da América, mas cedo ultrapassou fronteiras e começou a ser celebrado em vários pontos do mundo, incluindo Portugal.

A primeira vez que o termo foi associado ao mundo comercial foi na década de 1960. Na altura, o departamento de trânsito da Polícia de Filadélfia utilizou este conceito para descrever a confusão que se verificava na cidade, por conta da concentração de turistas que chegavam para fazer as compras de Natal e, também, para assistir ao jogo anual de futebol americano entre o Exército e a Marinha, que se realizava no sábado.

De acordo com a Encyclopedia Britannica, mais tarde, o termo também começou a ser utilizado para fazer referência ao período em que os vendedores, por conta do aumento de vendas associado ao Dia da Ação de Graças, conseguiam tirar as contas do “vermelho”, isto é, das perdas - para o “preto” - ou seja, para os lucros.

Atualmente, a Black Friday já não se cinge a apenas um dia. Há cada vez mais comerciantes que alargam os descontos por semanas, ou até meses. Contudo, associações e autoridades alertam para possíveis promoções fraudulentas e apelam a uma maior consciência e responsabilidade na altura da compra de produtos ou serviços. Neste artigo, deixamos cinco dicas para que possa aproveitar a Black Friday em segurança.
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