Empresas

Casa do Impacto lança plataforma para facilitar parcerias "verdes" entre empresas

Equipa da Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Equipa da Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
João Carlos Oliveira

Match quer dar resposta à crescente procura por soluções empresariais sustentáveis. Novo portal foi financiado com dinheiros da União Europeia e contou com a colaboração da Maze Impact e outras organizações

A Casa do Impacto, hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em colaboração com a Maze Impact e outras organizações europeias, anunciou esta quarta-feira o lançamento do Match, uma plataforma para conectar e facilitar parcerias entre empresas com objetivos comuns de sustentabilidade.

Esta espécie de marketplace foi financiado com dinheiros da União Europeia e surge em resposta à crescente procura por soluções empresariais “verdes”. Segundo os promotores, a ideia é criar um “ponto de encontro” para organizações de várias dimensões cujo foco seja o ESG (sigla em inglês para critérios ambientais, sociais e de governança).

“Acreditamos que a conexão entre as empresas é fundamental para a transição para uma economia mais justa e sustentável. O Match será uma ferramenta valiosa para facilitar parcerias que beneficiem tanto as empresas quanto a sociedade”, comenta Nuno Comando, diretor de programas da Casa do Impacto, citado em comunicado.

O hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa divide os potenciais interessados nesta “montra”, explicando o proveito que cada um pode tirar.

As empresas corporativas, com presença de mercado estabelecida e acesso a recursos significativos poderão aceder a uma rede diversificada de fornecedores responsáveis, essenciais para a integração de práticas responsáveis e o cumprimento dos novos requisitos” da diretiva para o reporte de sustentabilidade das empresas (CSRD).

E os impact enterprises, negócios que têm como atividade principal o desenvolvimento de soluções (produtos e/ou serviços) para problemas sociais e ambientais, terão “a oportunidade de ampliar o seu alcance e aumentar o impacto das suas atividades, conectando-se com empresas que procuram fortalecer e expandir as suas práticas de sustentabilidade”.

Rita Casimiro, partner da Maze Impact, acrescenta que o novo portal vem explorar o grande potencial de relações comerciais baseadas em "impacto positivo", solidificando a sustentabilidade financeira dessas parcerias. O registo na plataforma, que permite às organizações partilharem o seu currículo de “impacto”, já está disponível na sua página oficial.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcdias@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate