
A ANECRA acredita que o sistema eCall abriu portas à comercialização de serviços pelos fabricantes automóveis
A ANECRA acredita que o sistema eCall abriu portas à comercialização de serviços pelos fabricantes automóveis
Jornalista
Em 2018 passou a ser obrigatória em todos os veículos comerciais ligeiros a existência do sistema eCall (Emergency Call). Tal como o nome indica, trata-se de um mecanismo que permite que o condutor faça uma chamada de emergência para o número 112 através do próprio carro de forma automática (caso a viatura esteja envolvida num acidente e os sensores de bordo estejam ativados) ou manual, através de um botão. Ao mesmo tempo que é feita a chamada, os postos de atendimento de segurança pública recebem dados sobre o automóvel, como a hora em que ocorreu o acidente, o número de identificação do veículo, localização e sentido de marcha, número de passageiros, entre outros, refere a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) ao Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jsimoes@expresso.impresa.pt