O resultado líquido da Inditex para o primeiro trimestre do seu ano fiscal, correspondente ao período entre 1 de fevereiro e 30 de abril, atingiu 1,3 mil milhões de euros, com um crescimento homólogo de 10,8%, comunicou a empresa esta quarta-feira. As vendas aumentaram 7,1% para 8,2 mil milhões de euros, marcando o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de um dígito para o gigante global da moda.
O resultado bruto registou um aumento de 7,3%, ascendendo a 4,9 mil milhões de euros. Apesar de um aumento de 6,4% nas despesas operacionais, o aumento foi mantido abaixo da taxa de crescimento das vendas. O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Inditex aumentou 8%, para 2,4 mil milhões de euros, enquanto o EBIT (resultados antes de juros e impostos) cresceu 10,3%, para 1,6 mil milhões de euros.
“A criatividade das nossas equipas e a flexibilidade do modelo de negócio, em conjunto com o aprovisionamento de proximidade na época, permitem uma reação rápida à procura dos clientes. Esta situação resulta numa posição única no mercado, que proporciona ao nosso modelo de negócio um grande potencial de crescimento no futuro”, afirmou a empresa de vestuário.
Refletindo a confiança na sua saúde financeira e perspetivas futuras, o conselho de administração da Inditex propôs um dividendo de 1,54 euros por ação. Este dividendo será distribuído em dois pagamentos iguais de 0,77 euros por ação, com o primeiro pagamento intercalar já efetuado em 2 de maio de 2024 e o pagamento final previsto para 4 de novembro de 2024.
Só no primeiro trimestre de 2024, a empresa abriu novas lojas em 28 mercados, reforçando a sua presença e acessibilidade em regiões-chave. Além disso, as vendas em loja e online entre 1 de maio e 3 de junho de 2024 aumentaram 12% em comparação com o mesmo período de 2023.
A Inditex, ou Industria de Diseño Textil, S.A., é um dos maiores retalhistas de moda do mundo. Fundada em 1985 e com sede em Arteixo, Espanha, detém marcas como a Zara, Massimo Dutti, Pull&Bear, Bershka, Stradivarius, Oysho e Uterqüe.
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