Em abril, o índice de volume de negócios no comércio aumentou 2,2% face ao mesmo período do ano passado. No entanto, comparando com o mês de março, este indicador registou um abrandamento de 1,3 pontos percentuais (p.p.).
Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que as vendas no comércio a retalho aumentaram 1,8%, em termos homólogos, e 1,1% em comparação com o mês de março. Já o comércio por grosso subiu 3,5% face a abril do ano passado e 5,9% em relação ao mês anterior.
Segundo o INE, em abril, os produtos alimentares abrandaram 0,5 p.p., para uma variação de 4,5%, enquanto os produtos não alimentares diminuíram 0,2%, (menos 1,5% em comparação com março).
O organismo de estatísticas público revela, ainda, que “o comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, com uma variação de -0,9%, apresentou o resultado mais baixo dos últimos 16 meses”. Por outro lado, “o comércio por grosso, exceto de veículos automóveis e motociclos, abrandou 2,4 p.p. para uma variação de 3,5% em abril, após uma aceleração de 5,2 p.p. no mês anterior”.
Em abril, os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas aumentaram, em termos homólogos, 1,7%, 6,6% e 1,9%, respetivamente.
Por sua vez, a taxa de variação mensal dos índices do emprego, remunerações e horas trabalhadas situou-se em 0,1%, 0,4% e -3,1%, respetivamente.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jsimoes@expresso.impresa.pt