Empresas

Ethifinance atribui 'rating' positivo à portuguesa Cuf

Hospital CUF Tejo, em Alcântara
Hospital CUF Tejo, em Alcântara
Nuno Fox
A Cuf SGPS passou a ser acompanhada pela agência de notação financeira Ethifinance, que atribuiu ao grupo de cuidados de saúde uma avaliação dentro dos patamares de investment grade, fazendo uma apreciação positiva da solvabilidade do crédito da empresa portuguesa
Ethifinance atribui 'rating' positivo à portuguesa Cuf

Miguel Prado

Editor de Economia

A empresa de notação financeira Ethifinance passou a acompanhar a portuguesa Cuf SGPS, atribuindo-lhe um rating positivo, com a notação de longo prazo BBB-, que se situa nos patamares de investimento de qualidade, acima das avaliações negativas, para dívida especulativa.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cuf indica que o início da cobertura da Ethifinance é feito com um outlook estável, isto é, a perspetiva de que numa próxima avaliação o rating da empresa portuguesa seja mantido.

A solvabilidade do crédito, de acordo com a Ethifinance, é “apoiada pelo forte perfil empresarial da Cuf SGPS S.A., baseado no seu posicionamento competitivo de liderança e uma governação robusta num setor que apresenta fundamentos favoráveis”, sublinha a Cuf no comunicado à CMVM.

A notação BBB- é a última das 10 classificações de investment grade, que na escala da Ethifinance correspondem a uma avaliação positiva da dívida de uma empresa (a melhor classificação é AAA). Abaixo dessas avaliações para crédito considerado de boa qualidade, a Ethifinance tem outros 12 degraus, com classificações de média e baixa solvabilidade, até à última categoria (D), que se aplica a empresas em incumprimento.

Em 2023 a Cuf teve um lucro de 37,8 milhões de euros, mais 9,5% do que no ano anterior. As receitas subiram 18,8%, para 755,9 milhões de euros.

Na sua análise sobre a Cuf a Ethifinance destaca a “diversificação de serviços e de clientes” da empresa e também a estrutura acionista da Cuf, detida pelo grupo José de Mello (65,85%) e pela Farminvest (30%). A estratégia de expansão e a capacidade de gerar “resultados operacionais sólidos” são igualmente sublinhados pela agência de notação financeira, segundo o comunicado da Cuf à CMVM.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate