
TAP mantém-se no pelotão das empresas de aviação mais rentáveis a nível europeu, à frente da Lufthansa e da Air France/KLM
TAP mantém-se no pelotão das empresas de aviação mais rentáveis a nível europeu, à frente da Lufthansa e da Air France/KLM
Jornalista
Três anos depois da pandemia e de ter sido salva pelo Estado português, a TAP obteve um lucro recorde €177,3 milhões em 2023 (mais €111,7 milhões do que em 2022) e atingiu as maiores receitas de sempre: €4,2 mil milhões. Há, porém, sinais de alerta a soar. Os custos anuais com os trabalhadores dispararam, aumentando €305,9 milhões, penalizados pelo fim dos cortes salariais herdados do plano de reestruturação e pelo aumento da remuneração decorrente dos novos acordos de empresa. A isso somaram-se os respetivos retroativos, pagos no último trimestre, traduzidos num custo extraordinário de €80 milhões, rubrica que não se repetirá em 2024, ano que promete voltar a ser animado na aviação e na TAP, puxada pelo mercado brasileiro e pela costa leste dos EUA.
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