Empresas

Multinacional francesa dona da Parmalat compra Lacticínios do Paiva

Multinacional francesa dona da Parmalat compra Lacticínios do Paiva
Juanmonino/ Getty Images

Negócio da Lactalis inclui a Lacticínios do Paiva, com a sua fábrica, e todas as atividades de distribuição do grupo Sequeira & Sequeira em Portugal, Cabo Verde e Moçambique

Os franceses da Lactalis, donos da Parmalat Portugal, compraram o grupo Sequeira & Sequeira. O negócio, cujo valor não foi divulgado, inclui a Lacticínios do Paiva, fundada em 1933, anunciou a empresa esta terça-feira.

Além da Lacticínios do Paiva e da sua fábrica, na Sequeira & Sequeira desde 1992, o perímetro de transação integra todas as atividades de distribuição do grupo em Portugal, Cabo Verde e Moçambique, o que abarca 270 trabalhadores.

Com este negócio, a Lactalis, que tem atualmente 450 trabalhadores em Portugal, passa a contar com 2 fábricas no país, juntando à unidade industrial de Landeira, em Setúbal, a fábrica da Lacticínios do Paiva, em Lamego.

A Sequeira & Sequeira juntou, em 1986, os irmãos José e António num distribuidor de produtos alimentares que deu continuidade ao negócio fundado pelo pai. Em 1992, com a compra da Lacticínios do Paiva, em Lamego, passaram a oferecer, também uma gama variada de queijos, dos flamengos aos curados e ao queijo fresco da marca Paiva.

A empresa, até então com um perfil regional, evoluiu para um dos principais produtores independentes de queijo em Portugal e, em 2008, a Sequeira & Sequeira iniciou a sua atividade de distribuição em Cabo Verde e Moçambique, dando uma nova dimensão internacional ao grupo.

A operação, que aguarda ainda luz verde das autoridades competentes, representa para Miguel Romão, diretor geral da Lactalis Portugal, “a integração dos dois negócios de base familiar que partilham os mesmos valores”. “Esta aquisição possibilitará à Lactalis o desenvolvimento da produção e comercialização de queijos nacionais, complementando assim a atual oferta de produtos lácteos em Portugal. A distribuição e exportação dos nossos produtos sairão também fortalecidas com a aquisição”, acrescenta.

Em nota conjunta, os irmãos Sequeira sublinham que “este acordo com um dos principais grupos de lacticínios do mundo é um reconhecimento do grande empenho dos trabalhadores da Sequeira & Sequeira e da Lacticínios do Paiva (…). Temos a certeza de que a Lactalis continuará o desenvolvimento das suas atividades e será fundamental para explorar futuras oportunidades de crescimento”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate