A multinacional anglo-neerlandesa Unilever decidiu focar-se nas marcas do seu portefólio com melhor desempenho, e deixar as menos rentáveis. Estabelecida a estratégia, está anunciada a separação (spin-off) da unidade de gelados, dona de marcas como a Magnum, Cornetto e Ben & Jerry's, avança a Reuters esta terça-feira, 19 de março. A operação já está em curso e deverá concluir-se até ao final de 2025.
A unidade de gelados era encarada como um “peso” na estrutura da Unilever, prejudicando os resultados da empresa. Este spin-off irá ajudar a reduzir o vasto número de marcas no portefólio da multinacional (atualmente mais de 400), em linha com a estratégia do presidente executivo, Hein Schumacher, que assumiu o cargo em julho do ano passado.
Em paralelo com a separação de negócios com menor rendibilidade, a Unilever executará um programa de redução de custos, visando poupar cerca de 800 milhões de euros nos próximos três anos. O programa implicará a eliminação de 7500 postos de trabalho a nível global (5,9% dos funcionários da empresa no mundo), com maior incidência nas funções de escritório.
O objetivo é aumentar o ritmo de crescimento das vendas para entre 4% e 6%, e deverá resultar num incremento da margem de lucro (mas que não será substancial), disse a empresa.
Schumacher disse, no final do ano passado, que o plano era focar a Unilever em 30 das suas marcas mais rentáveis, as que representam 70% das vendas totais da empresa, lembra a Reuters.
Notícia corrigida às 11h38 de quarta-feira, esclarecendo que se trata de uma separação do negócio e não de uma venda
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt