Empresas

Portuguesa Bondalti lança OPA sobre a espanhola Ercros no valor de €329 milhões

D.R.
D.R.

A Bondalti, empresa química do grupo José de Mello, avançou com uma oferta de aquisição da espanhola Ercros, no valor de 329 milhões de euros, com um prémio de mais de 40% face à cotação de segunda-feira da empresa de Barcelona

Portuguesa Bondalti lança OPA sobre a espanhola Ercros no valor de €329 milhões

Miguel Prado

Editor de Economia

A portuguesa Bondalti, empresa do setor químico detida pelo grupo José de Mello, lançou esta terça-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a empresa espanhola Ercros, avaliando esta última em mais de 329 milhões de euros.

Em comunicado ao mercado, a Ercros anunciou a OPA, que é feita pela totalidade do seu capital e no âmbito da qual a Bondalti propõe pagar 3,6 euros por cada ação da Ercros. Representa um prémio de 40,6% face à cotação de segunda-feira da empresa espanhola e de 51,3% sobre o preço médio ponderado das ações da Ercros no último mês.

Em comunicado, a Bondalti, liderada por João de Mello (na foto), garante que é sua intenção manter os postos de trabalho da Ercros e a sede desta última em Barcelona. A Ercros tem 1350 funcionários e em 2023 obteve uma faturação de 750 milhões de euros e um lucro de 27,5 milhões de euros.

“Uma vez concluída a transação, a Bondalti vai manter a sede da Ercros em Barcelona, assim como os postos de trabalho e a presença nas comunidades em que opera (Catalunha, Comunidade Valenciana, Aragão e Madrid). Neste sentido, a empresa tem plena confiança no trabalho da equipa de gestão da Ercros”, refere a Bondalti.

“O sucesso desta operação de caráter industrial dará origem a um grupo com a dimensão e as capacidades técnicas necessárias para competir com os principais intervenientes do sector, investindo em inovação contínua e sustentabilidade, antecipando os desafios que a indústria química europeia enfrenta”, sublinha a Bondalti em comunicado.

A oferta está condicionada à aceitação de mais de 75% do capital e à obtenção de todas as aprovações regulamentares e governamentais relevantes, indica a Bondalti.

“O objetivo da Bondalti, após concluída a operação, é retirar as ações da Ercros da bolsa espanhola”, acrescenta a Bondalti.

Presente em Espanha há duas décadas, a Bondalti emprega neste mercado mais de 200 pessoas, estando presente em Torrelavega, Alfaro, Vigo, Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logronho.

Centrada nos produtos químicos e no tratamento de águas, a Bondalti, que tem um total de 700 trabalhadores e uma faturação superior a 600 milhões de euros por ano, já assumiu a ambição de investir também no negócio do hidrogénio verde no seu complexo industrial em Estarreja.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate