Elon Musk interpôs uma ação contra a OpenAI (criadora do ChatGPT) e contra o seu presidente executivo (CEO), Sam Altman. O fundador da Tesla alega que a aliança multimilionária da startup com a Microsoft comprometeu a missão original da OpenAI de construir sistemas de inteligência artificial para o benefício da humanidade, escreve o “Financial Times”.
“A OpenAI foi transformada numa subsidiária da maior empresa de tecnologia do mundo: a Microsoft”, escreveram os advogados de Musk num documento apresentado a um tribunal de São Francisco, na quinta-feira. Os advogados alegam que a empresa apenas está a “maximizar os lucros” da gigante tecnológica fundada por Bill Gates.
A startup acusada recusou-se a comentar.
Elon Musk foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015, quando ainda era uma organização sem fins lucrativos. Musk deixou o conselho de administração da OpenAI três anos depois.
O presidente da Microsoft, Brad Smith, disse esta semana que as empresas eram “parceiras muito importantes”, mas que “a Microsoft não controla a OpenAI”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt